‘A Música das Cachoeiras’ revela sons da Amazônia profunda

Projeto captou elementos musicais do Alto Rio Negro ao Monte Roraima, repetindo o trajeto do antropólogo Koch-Grünberg, no início do século passado

A saga para captar a sonoridade do Alto Rio Negro ao Monte Roraima, impulsionada pelo projeto “A Música das Cachoeiras”, está finalizada. Durante seis meses, a equipe comandada pelo mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, Agenor Vasconcelos, buscou documentar o máximo de elementos musicais de todas as comunidades, bandas e artistas que encontrassem neste trecho. Foram mais seis meses para a edição do material, resultando em um Livro-CD e um site, que serão lançados no dia 6 de dezembro, na Estação Cultural Arte e Fato ao som de Alaídenegão e Cileno & Banda.

“A Música das Cachoeiras” foi o único projeto do Amazonas contemplado pelo Edital Nacional do Natura Musical. A ideia de Vasconcelos veio dos estudos que fez a respeito da expedição do antropólogo alemão Koch-Grünberg nos anos de 1903 a 1913, às comunidades do Alto Rio Negro e as do Monte Roraima. Foi justamente aí que o coordenador do projeto buscou inspiração para traçar sua trajetória.

“Passei quatro anos estudando as obras de Koch-Grünberg e em 2013 pude fazer esta viagem baseada no roteiro dele. Não foi igual, pois ele estava sozinho e pôde percorrer um caminho maior. Mas foi bem similar”, comenta Vasconcelos.

Ao longo do trajeto, ele diz ter tido gratas surpresas no que se refere ao talento e à hospitalidade das comunidades. “Elas foram super receptivas com a nossa equipe. Participamos desde rituais indígenas tradicionais a festas de forró bem populares”, disse. E o produto final (masterizado no Rio de Janeiro) também agradou. “Está super bem acabado. Todos os envolvidos estão de parabéns”.

O material

O livro-CD, batizado com o mesmo nome do projeto, traz 3 horas e 40 minutos de música, distribuídas em 79 faixas. O ouvinte refaz a viagem acompanhando também as fotos e depoimentos contidos ao longo das 35 páginas da obra.

Mas mesmo com tanto esmero na produção, o projeto não tem o lucro como principal objetivo – tanto, que o livro-CD será comercializado pelo módico valor de R$10. E apenas uma parte. “Apenas mil cópias estão à venda. O restante será distribuído ser distribuído em bibliotecas, escolas públicas e entre comunidades que participaram”, conta Agenor Vasconcelos. Ademais, o site, cujo endereço será divulgado em 6/12, disponibilizará todo o conteúdo do projeto para download gratuito.

Serviço

O quê: Lançamento Livro-CD “A Música das Cachoeiras” com Alaídenegão e Cileno & Banda

Quando: 6 de dezembro

Onde: Espaço Cultural Arte e Fato (Rua 10 de julho, 377, Centro – ao lado do Teatro Amazonas)quanto: couvert de R$10

Fonte: A Crítica

Deixe um comentário

3 comentários em “‘A Música das Cachoeiras’ revela sons da Amazônia profunda

  • 4 de dezembro de 2015 em 17:00
    Permalink

    Gostaria de saber como estão sendo tratados os direitos autorais incidentes sobre divulgação desse registro? Os recursos vão todos para a Natura? Vão para o coordenador do Projeto? Enfim, quais são os titulares dos direitos patrimoniais? Obrigado e no aguardo.
    Everaldo F. Silva
    zephir_efesilva@yahoo.com.br

  • 15 de novembro de 2015 em 22:48
    Permalink

    tenho interesse em adquirir o cd musica das cachoeiras. obrigado pela atençaõ.

  • 21 de março de 2015 em 9:30
    Permalink

    A MUSICA DAS CACHOEIRA COM KOCH GRIMBERG É A MUSICALIZAÇÃO DA ANTROPOLOGIA!! PARABÉNS!COMO FAÇO PARA ADQUIRIR ESTE CD. OBRIGADO

Fechado para comentários.