Belo Monte será tema de debate no Parlamento Europeu

No próximo dia 14 de novembro acontece em Bruxelas, Bélgica, a Conferência “A mega-usina de Belo Monte: Amazônia à venda?”, organizada pela bancada verde do Parlamento Europeu, que em julho enviou três deputadas para conhecer os impactos e discutir o projeto de Belo Monte com setores do governo, do Ministério Publico Federal e da sociedade civil.

De acordo com as eurodeputadas Eva Joly (França), Ulricke Lunacek (Áustria) e Catherine Grèze (França), organizadoras do evento, a Conferência deverá apresentar as conclusões da missão e discutir aspectos técnicos, econômicos, ambientais, sociais e legais (sob as legislações nacional e internacional) da hidrelétrica, bem como a co-responsabilidade de empresas européias envolvidas no empreendimento como acionistas, fornecedoras de equipamentos ou seguradoras/resseguradoras.

Além de europarlamentares, o evento contará com a participação da Professora Dra.  Janice Muriel Cunha, da Universidade Federal do Pará, e do Professor Dr. Francisco de Moral Hernández, da Unicamp, ambos membros e pesquisadores do Painel de Especialistas sobre Belo Monte; Olivier Petitjean, co-fundador do “Observatoire des Multinationales”; Felicio Pontes, procurador do Ministério Público Federal no Pará; Valérie Cabanes, advogada especializada em direito internacional e porta-voz do European Citizens’ Initiative “End Ecocide in Europe”; Alfredo Pena-Vega, sociólogo e professor do Edgar Morin Centre/EHESS-CNRS; Antonia Melo, coordenadora do Movimento Xingu Vivo para Sempre; Christian Russau, jornalista e pesquisador da ONG GegenStrömung; e Iury Paulino, MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens).

Serviço

Evento: Conferência “A mega-usina de Belo Monte: Amazônia à venda?”

Quando: 14 de novembro de 2013, das 15h às 18:30h

Onde: Parlamento Europeu, Sala ASP 1G3, 60 Rue Wiertz, 1047 Bruxelas

Contatos (português, inglês e francês): Dr. Gaby Küppers, Greens/EFA Advisor on International Trade (INTA) and on Latin American issues

Tel : 0032-2-284 3392, Mobile: 0032-475-586250 e-mail gabriele.kueppers@europarl.europa.eu

Fonte: Movimento Xingu Vivo para Sempre

 

Deixe um comentário