Seminário Indígena reúne etnias e discute o ingresso na UFOPA

Mais de 80 lideranças indígenas de diversas etnias que vivem em toda região Oeste do Pará participaram na última segunda e terça-feira, dia 28 e 29, no prédio anexo ao Campus Amazônia da UFOPA, do Seminário Indígena da instituição, evento que discute formulações de diretrizes para o edital do Processo Seletivo Especial 2014, voltado para os candidatos indígenas.

O Prof. Dr. José Oliveira Aquino, pró-reitor de Ensino de Graduação, deu as boas-vindas aos indígenas presentes e durante a abertura destacou o processo contínuo de melhoria e atendimento às demandas sociais da Universidade. Logo em seguida, a Profa. Dra. Luciana Carvalho, representante da comissão coordenadora do PSE 2014, apresentou a pauta do seminário, que também discutiu as condições de permanência do estudante indígena no ensino superior, a proposta de oferta de cursos de licenciatura interculturais e do curso de Etnodesenvolvimento.

Desde o ano de 2011, a UFOPA realiza processo seletivo exclusivo para candidatos indígenas, e atualmente 125 indígenas estudam na Universidade. Para Poró Borari, liderança da etnia Borari, e estudante do 3º semestre do curso de pedagogia da UFOPA, a participação das lideranças indígenas é importante para a melhoria das políticas afirmativas para o ingresso do indígena na universidade. “Precisamos participar desses momentos para discutir qual associação pode expedir a declaração de que o candidato é realmente indígena e qual a logística necessária para a nossa permanência na Universidade”, defende Poró Borari.

Após a sistematização e análise das pautas levantadas no seminário, a UFOPA deve lançar o edital do PSE/UFOPA 2014, previsto para ocorrer no mês de dezembro, e as provas, que ocorrerão em duas fases, em janeiro de 2014. A novidade é que, este ano, as inscrições e provas também serão realizadas nos câmpus da UFOPA em Itaituba e Oriximiná.

Fonte: UFOPA

Deixe um comentário

Um comentário em “Seminário Indígena reúne etnias e discute o ingresso na UFOPA

Os comentários estão desativados.