Evento no Acre homenageia líder sindical Chico Mendes

Semana Chico Mendes começa neste domingo (15). Programação se estende até o dia 22 de dezembro.

Chico Mendes será homegeado durante toda a semana em Rio Branco (Foto: Arquivo de família)

Francisco Alves Mendes Filho, ou simplesmente Chico Mendes, nasceu no dia 15 de dezembro de 1944, no município de Xapuri, interior do Acre. Foi líder sindical e lutou por quase dez anos contra a derrubada da floresta para fazer pasto, nos chamados ‘empates’. No dia 22 de dezembro de 1988, aos 44 anos, foi morto com um tiro no peito.

Para lembrar o líder, a Semana Chico Mendes tem início neste domingo (15) em Rio Branco. A comemoração começa oficialmente a partir das 18h, com a entrega do Prêmio de Florestania. Durante a semana estão previstas palestras, lançamentos de livros e exposições de arte. O evento se estende até o próximo domingo (22). Confira a programação completa:

15 de dezembro
18h – Abertura Oficial da Semana Chico Mendes – Entrega do Prêmio Chico Mendes de Florestania e dos prêmios do 1° Concurso Estadual de Poesia, Desenho e Redação intitulado ‘Um Encontro com Chico Mendes: O que mudou 25 anos depois?”

Estreia do Mappin de Natal Local: Praça dos Povos da Floresta (Em frente ao Palácio Rio Branco)

16 de dezembro
Sessão Solene ’25 Anos Chico Mendes Vive Mais’ Local: Plenário do Senado em Brasília (DF)

17 de dezembro
18h – Lançamento do livro e Exposição de Fotografias ‘Cosmologia Ayahuasca’, de Sérgio Polignano. Abertura da nova ambientação da Biblioteca da Floresta: ’25 Anos Chico Mendes Vive Mais’ Local: Biblioteca da Floresta

18 de dezembro
14h às 18h – Seminário Povos e Comunidades Tradicionais Local: Escola Armando Nogueira

18h – Lançamento do livro ‘O Pequeno Co2’ de Vinicius Dônola (Ilustrações de Ziraldo), com a presença do autor e crianças Ashaninkas Local: Biblioteca da Floresta.

19 de dezembro
8h às 18h – Seminário Povos e Comunidades Tradicionais Local: Escola Armando Nogueira

14h às 18h – Lançamento do Cadastramento Ambiental Rural do Acre Local: Auditório da Biblioteca da Floresta 18h – Palestra de Roberto Smeraldi, dirigente do Amigos da Terra: ‘Chico Mendes, as empresas e a economia do século XXI: lições globais e do Brasil’ Local: Auditório da Biblioteca da Floresta 20 de dezembro

19h – Aniversário de 20 anos da Rede de Educação Cidadã Local: Biblioteca da Floresta 22 de dezembro

10h – Celebração de Missa em Memória de Chico Mendes com Dom Moacyr Grechi Local: Igreja São Sebastião, Xapuri (AC)

18h – Encerramento da Semana Chico Mendes com Solene Homenagem e Ato Ecumênico Local: Palácio Rio Branco

Fonte: G1

Deixe um comentário