Amazônia - Notícia e Informação
  • Notícias
  • Agronegócio
  • Biomas
  • Clima
  • Infraestrutura
  • Povos Tradicionais
  • Regional

data

30 de janeiro de 2014

Polícia Federal cumpre mandado de desocupação e retira índios da sede da Funai, no Amazonas

Notícias

As lideranças indígenas reivindicam uma melhor assistência aos índios, além da indicação de nomes que podem ocupar o cargo de coordenador da Funai (Érica Melo)

A PF cumpre mandado de reintegração de posse expedido há uma semana.  Os indígenas não pretendem terminar o movimento e agora se articulam para acampar em frente ao órgão em um protesto pacífico

Os indígenas que, há mais de 2 meses ocupavam o prédio da Fundação Nacional do Índio (Funai), localizada na rua Maceió, bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul de Manaus, foram retirados do local na manhã desta quarta-feira (29) por policiais federais, em cumprimento de um mandado de desocupação, do ato de reintegração de posse.

As lideranças indígenas das etnias Munduruku, Mura, Mirãnha, Cambeba, Cokama, Tikuna e Tukano, entre outras, pretendem acampar agora em frente ao órgão, em um protesto pacífico.

Mais de 60 famílias tem até o 12h desta quarta-feira para deixarem o local. Segundo o cacique da etnia Mura Ney de Souza Pacheco, a decisão do TRF será acatada pelo movimento, mas os índios permanecerão por tempo indeterminado na calçada do órgão.

Desocupação imediata

O pedido de desocupação imediata havia sido solicitado pelo juiz do Tribunal Regional Federal (TRF), Érico Rodrigo Freitas Pinheiro da 1ª Vara Federal, no último dia 21 de janeiro.

Os índios que pertencem ao Movimento Indígena por Uma Vida Melhor (Movimel) haviam solicitado um prazo de 30 dias para o pleno cumprimento do mandado ao Ministério Publico Federal (MPF), porém o pedido foi recusado.

Reivindicações

As lideranças reivindicam uma melhor assistência aos índios, além da indicação do nome do indígena Rosemberg de Souza Branco para ocupar o cargo de coordenador da Funai, já que o atual coordenador desagrada aos manifestantes, principalmente por ele ser não-indígena.

Fonte: A Crítica

Denúncia do MPE contra rede de exploração sexual de menores é recebida pelo TJ-AM Processo contra Adail Pinheiro é arquivado e relatora vai pedir apuração de responsabilidade

Related Posts

Notícias

Conheça o advogado socioambiental que irá assumir Secretaria de Controle do Desmatamento do MMA

Notícias, Povos Tradicionais

Fachin prorroga prazo para plano de proteção de indígenas isolados

image-59

Notícias, Povos Tradicionais

Yanomami: PF vai investigar crime de genocídio, diz ministro

Pesquisar

Newsletters

Assine a newsletter

Amazônia - Notícia e Informação

Politica de Privacidade

  • Política de Privacidade
  • Termos & condições
O conteúdo do site Amazônia é de uso livre e irrestrito. Pode ser compartilhado desde que citada a fonte.
Conteúdos de sites parceiros devem ser observadas as políticas de terceiros.