Aneel autoriza aumento na conta de luz no Amazonas e em Roraima

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (29) uma série de aumentos de tarifas de energia. O maior deles foi autorizado para a Companhia Energética de Roraima, 54,06%, tanto para consumidores de alta quanto de baixa tensão. O aumento começará a ser aplicado no dia 1º de novembro e abrangerá 39.677 unidades consumidoras localizadas em 15 municípios do interior do estado.

A conta de luz das 101 mil unidades atendidas em Boa Vista, capital do estado, pela Boa Vista Energia também será reajustada a partir de 1º de novembro. Para consumidores residenciais, o aumento será de 17,04%. O efeito médio para os consumidores de baixa tensão ficará em 17,04% e para os de alta tensão, em 16,78%. Com isso, o reajuste tarifário terá efeito médio de 16,95%.

A Aneel autorizou, também a partir de 1º de novembro, aumento médio de 18,62% na conta de luz dos consumidores atendidos pela Amazonas Distribuidora de Energia, distribuidora que atende a 700 mil unidades no estado do Amazonas. Para os consumidores residenciais, haverá reajuste de 15,57%. O efeito médio para consumidores de baixa tensão será 15,83%, e para os de alta tensão, em geral indústrias, 22,63%.

Colaboraram para o aumento das tarifas o aumento nos valores pagos pelas distribuidoras para compra e transmissão de energia, além de pagamento de encargos setoriais.

Por: Pedro Peduzzi
Fonte: Agência Brasil – EBC
Edição: Nádia Franco

Deixe um comentário