Índios Guajajara interditam BR-316 para protestar contra PEC 215

O projeto transfere o poder de demarcação de terras indígenas ao Legislativo que, atualmente, é de competência do Executivo.

Índios da etnia Guajajara realizam protesto no quilômetro 418 da BR-316, próximo à cidade de Bom Jardim, para protestar contra a votação, na Câmara dos Deputados, do Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 215, que transfere ao Legislativo o poder de demarcação de terras tradicionalmente ocupadas pelos índios. Os Guajajaras bloquearam o tráfego na rodovia federal como forma de exigir a manutenção dos direitos do poder executivo em conceder demarcações indígenas.

De acordo com informações do patrulheiro Mahatma, da Polícia Rodoviária Federal do Maranhão (PRF-MA), os indígenas iniciaram o protesto às 10h e “não pretendem liberar o trânsito até que saibam o resultado da votação, realizada no Congresso Nacional, em Brasília (DF)”.

Foto: Cleiton Rodrigues/ TV Mirante Santa Inês

Mahatma informou, também, que equipes do posto da PRF de Santa Inês deslocaram-se até a localidade para dialogar com os indígenas.

A equipe do imirante.com tentou entrar em contato com a Assessoria de Comunicação da Fundação Nacional do Índio (Funai), mas ainda não obteve resposta.

Fonte: O Imirante.com

Deixe um comentário