Indígenas chegam ao Congresso para pedir reunião com Dilma e novo presidente da Câmara

Lideranças Kayapó das Terras Indígenas Baú e Mekragnotire se reúnem hoje na frente do Congresso Nacional para exigir do novo presidente eleito da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), esclarecimentos sobre a Proposta de Emenda Constitucional 215, execução do Plano Básico Ambiental da BR 163 e supostos compromissos assumidos com ruralistas.

Em carta elaborada pelas lideranças questionam: “É verdade que o senhor concorda com os ruralistas sobre a revisão de nossas terras?  O senhor sabe que hoje, se não fossem as Terras Indígenas demarcadas, os nãoíndios estariam em uma situação muito pior com falta de água, energia, chuvas e seca?”. (Clique aqui para ler a carta)

Além disso, as lideranças pedem uma reunião com a presença da presidência da república, a ministra do meio ambiente, o ministro da justiça, ministros dos transportes, ministro da agricultura, Procuradoria Geral da República, Presidente da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Clique aqui para ler a proposta de pauta

PEC 215

A PEC 215/200 pretende transferir do governo federal para o Legislativo a função de demarcar as Terras Indígenas, Unidades de Conservação e Territórios Quilombolas. Movimentos sociais, ambientalistas e indígenas afirmam que isso na prática iria paralisar os processos de demarcação e reconhecimento dos territórios tradicionais.

Como o Congresso Nacional encerrou o ano letivo de 2013 sem que a PEC fosse votada, a comissão especial criada para discuti-la foi extinta e a PEC arquivada na virada do ano. Reforçando os apelos na última sexta-feira (30) foi organizado um tuitaço pedindo aos deputados que não permitam o retrocesso dos direitos indígenas.

Veja mais fotos:

Por: Aldrey Riechel
Fotos: Nathy Edenburg
Fonte: Amazônia.Org

Deixe um comentário

Um comentário em “Indígenas chegam ao Congresso para pedir reunião com Dilma e novo presidente da Câmara

  • 2 de fevereiro de 2015 em 21:21
    Permalink

    NA MATÉRIA Indígenas chegam ao Congresso para pedir reunião com Dilma e novo presidente da Câmara OS ÍNDIOS NÃO ESTÃO PRÓXIMO AO CONGRESSO NACIONAL, ELES ESTÃO PRÓXIMO A PORTARIA DO PALÁCIO DO PLANALT, EM ALGUMAS FOTOS EMBAIXO DA RAMPA.

Fechado para comentários.