Nível do Rio Acre volta a subir em Rio Branco

O nível do Rio Acre em Rio Branco voltou a subir ontem (12), após uma semana de baixa.  Na última medição, às 15h locais (17h em Brasília), o rio alcançou 16,17 metros (m), 2,17m acima da cota de transbordamento.

O capitão Cláudio Falcão Souza, do Corpo de Bombeiros, disse que o nível do volume de água do rio voltou a crescer em consequência das fortes chuvas que atingem a bacia hidrográfica do Rio Acre. “Está prevista a ocorrência de mais chuva para os próximos dias, e o rio pode continuar subindo.”

Quarenta bairros da capital ainda sofrem com a cheia. Cerca de 8,5 mil pessoas estão em abrigos públicos em Rio Branco e 2 mil conseguiram voltar para casa.

Em Brasileia e Xapuri, cidades do interior mais atingidas pela enchente, muita gente que estava em abrigos também começa a voltar para casa. A situação, no entanto, é preocupante em Porto Acre, a 54 quilômetros da capital. Na zona rural, 192 famílias foram atingidas. Na zona urbana, 97 famílias estão desabrigadas ou desalojadas.

Quarta-feira (11), a presidenta Dilma Rousseff entregou 967 casas do programa habitacional do governo a famílias atingidas pelas enchentes no Acre. Após visitar um abrigo, ela sobrevoou a região e, em seguida, participou de reunião com autoridades locais para avaliar as medidas de apoio aos desabrigados.

Segundo o governo do Acre, mais de 87 mil pessoas foram atingidas pela cheia.

Fonte: Agência Brasil – EBC
Edição: Aécio Amado

Deixe um comentário