Ministério do Meio Ambiente vai conceder Flona no Pará à iniciativa privada

Os contratos serão assinados na manhã desta quarta-feira, 28, em Brasília, a partir das 11h, com a participação da ministra Izabella Teixeira

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o diretor geral do Serviço Florestal Brasileiro (SFB), Raimundo Deusdará Filho vão participar – na manhã desta quarta-feira, 28, a partir das 11h – da assinatura dos contratos de concessão de quatro unidades de manejo da Floresta Nacional (Flona) de Altamira, localizada no sudoeste do Pará.

Ao total será concedida, à iniciativa privada, uma área de 362 mil hectares, com potencial de produção anual de 200 mil metros cúbicos de madeira legal e sustentável. Com a assinatura dos novos contratos, a área de florestas públicas federais sob regime de concessão aumentará em 75%, chegando a 842 mil hectares.

A Floresta Nacional de Altamira possui 725 mil hectares e abrange os municípios de Altamira, Itaituba e Trairão, todos no Pará. A expectativa é que as novas concessões gerem até R$ 80 milhões por ano e cerca de 900 empregos com carteira assinada, sendo 80% locais.

A concessão florestal é uma estratégia de promoção do desenvolvimento local sustentável e de conservação ambiental. As concessões promovem o uso produtivo das florestas públicas e o abastecimento da demanda por madeira legal de origem comprovada.

Fonte: Painel Florestal

Deixe um comentário