Manaus assina contrato do Torneio de Futebol para Olimpíadas Rio 2016

Governador José Melo e o prefeito Arthur Neto assinaram o ‘Host City Contract’.  Capital do Amazonas receberá seis jogos de futebol

Bois-bumbás de Parintins se apresentaram ao lado do mascote das Olimpíadas, Vinicius.  Foto: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia
Bois-bumbás de Parintins se apresentaram ao lado do mascote das Olimpíadas, Vinicius. Foto: Clarissa Bacellar/Portal Amazônia

Primeira capital a firmar o contrato das cidades-sede do Torneio de Futebol das Olimpíadas Rio 2016, Manaus realizou o lançamento do Ano Olímpico na tarde desta quinta-feira (6). Há 364 dias da abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, Manaus é também a única cidade-sede, além do Rio de Janeiro, a comemorar a contagem regressiva para os jogos. O termo foi assinado com a presença de autoridades locais, do Comitê Olímpico Internacional (COI) e do Comitê Organizador Rio 2016 no Teatro Amazonas.

A capital do Amazonas foi a última das cinco cidades a ser confirmada como sede do torneio de futebol. No entanto, o governador do Amazonas, José Melo, afirmou que faltam apenas ‘ajustes finos’ para que a cidade esteja pronta para receber os jogos. “Tudo que foi verificado, foi constatado que tudo o que se preparou para a Copa do Mundo é o ideal para a realização de uma Olimpíada no contexto do futebol”, garantiu.

O diretor geral de Operações do Rio 2016, general Marco Aurélio Vieira, enfatizou que os requisitos foram preenchidos. “Manaus mostrou que é, disparada, a cidade mais bem preparada para a realização do Torneio de Futebol”, disse.

O prefeito Arthur Virgílio Neto garantiu que um dos fatores que proporcionaram a cidade o título de melhor cidade-sede da Copa e que será repetido, é a parceria entre a prefeitura e o governo. “Tenho absoluta certeza de que todo o know-how [conhecimento] que acumulamos nós não temos a menor possibilidade de errar em algo que é ainda mais significativo para o futuro da cidade”, declarou, ao citar o crescimento do turismo na cidade.

A vice-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Nawal El Moutawakel, afirmou que agora cada segundo conta para a chegada do evento no País. “Graças a todos, Manaus mostrou ao mundo que ama o esporte, que ama as Olimpíadas e está pronta para receber este evento”, disse.

O general Marco Aurélio Vieira, bem como o governador José Melo e o prefeito Arthur Neto assinam o ‘Host City Contract’, contrato com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Manaus receberá seis jogos do Torneio de Futebol Olímpico – quatro do masculino e dois do torneio feminino –, que serão realizados na Arena da Amazônia, nos dias 4, 7 e 9 de agosto de 2016.

Programas de incentivo

Durante a cerimônia, foram apresentados três programas de incentivo à participação dos amazonenses nos jogos: ‘Voluntários Rio 2016’, que reabriu as inscrições no Estado nesta quinta-feira; ‘Ajuri – Voluntários da Amazônia’, voluntariado do Governo do Estado e da Prefeitura; e o ‘Transforma’, uma parceria entre a Rio 2016, Governo e Prefeitura que vai introduzir o tema olímpico nas escolas da rede pública de ensino.

A apresentação da campanha institucional ‘Manaus nas Olimpíadas’ completou o evento, com a apresentação do jingle no ritmo de Boi Bumbá interpretado pela cantora Márcia Siqueira acompanhada pela Orquestra Filarmônica do Amazonas.

Por: Clarissa Bacellar
Fonte: Portal Amazônia

Deixe um comentário