Professores do Xingu criam jogos educativos com temas socioambientais

Grupo de Referência em Educação, coordenado pelo ISA, reuniu nos dias 2 e 3 de outubro em Canarana (MT) mais de 30 professores de escolas dos municípios que ficam nas cabeceiras do Xingu para capacitação na criação de jogos educativos

Professores iniciam capacitação para criar jogos|Rafael Govari-ISA
Professores iniciam capacitação para criar jogos|Rafael Govari-ISA

Cristina Velásquez, do ISA (Instituto Socioambiental) e uma das coordenadoras do grupo, avalia que o trabalho nas escolas é fundamental para a missão do ISA. Ela explica que um dos focos do instituto na região é a percepção das inter-relações que formam o território, entre elas a percepção da água como um bem comum essencial às atividades econômicas, políticas e ambientais, que pode ser alcançado por meio do entendimento da sociobiodiversidade do território. “Esse grupo congrega professores que já desenvolvem iniciativas inovadoras há vários anos e tem o objetivo de se reunir e estudar temas para enxergar um território uno, que se compreendidos, permitem alcançar uma forma de vida melhor”.

Além do aprendizado na construção de jogos, foi anunciado o apoio financeiro a 14 projetos de escolas diferentes, que receberão auxílio para continuar a desenvolver iniciativas que já são trabalhadas pelos professores. “É um complemento para que eles continuem tendo condições de realizar essas atividades. O grupo desenvolve projetos na área da comunicação como a Rádio Escola Paulo Freire, a implantação de espaços “áreas de agrofloresta” voltados para a pesquisa fora de sala de aula como laboratórios agroflorestais para observação dos fenômenos naturais e restauração de áreas degradadas entre outros”, relata Cristina. Em cada encontro, realizado em escolas diferentes, os professores aprendem sobre o projeto desenvolvido especificamente por aquela escola. O próximo acontecerá no próximo dia 28 de novembro em outra escola de Canarana.

Profa.Lisonete e a diretora Maria José criaram projeto de valorização do espaço verde|Rafael Govari-ISA
Profa.Lisonete e a diretora Maria José criaram projeto de valorização do espaço verde|Rafael Govari-ISA

A escola Nova Era, por exemplo, desenvolve um projeto de agrofloresta, implantado em 2009. Mas com a criação do Grupo de Referência, um novo projeto foi criado para valorizar o espaço, transformando-o em um sala de aula ao ar livre. “Para ter mais utilidade para as crianças, que adoram brincar lá embaixo. Os professores as levam para poder trabalhar lá, que é fresquinho. Então resolvemos revitalizar, replantar, fazer emplacamento e construir uns bancos para aproveitar melhor o espaço. É o nosso pedacinho intocável”, diz a diretora da escola Maria José dos Santos Cereta.

Já a professora Lisonete Fernandes da Costa explica como os professores trabalham com o espaço verde. “Quando você fica só em sala de aula, fica muito limitado… No Dia da Árvore, por exemplo, o que a gente pode trabalhar no nosso cantinho verde? Pode-se fazer uma redação e por que não levar as crianças para vivenciar o momento? Fica mais real para elas desenvolverem essa atividade, além de ser mais prazeroso, com certeza”.

 

 

Fonte: ISA Instituto Sócio Ambiental

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