Seminário vai debater incentivos fiscais e financeiros para a Amazônia

Seminário em Rondônia acontece no próximo dia 14

A Sudam realiza nos próximos dias 14 e 16 de outubro, a primeira etapa do “Projeto Sudam Itinerante”, que acontece em Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC) respectivamente. O projeto tem a finalidade de divulgar as atrações de investimentos existentes na Amazônia, além de levar as políticas públicas do governo federal aos estados menos desenvolvidos.

Participam do encontro entidades que administram incentivos fiscais e financeiros como Governo do Estado, Banco da Amazônia, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Caixa Econômica e Banco do Brasil, além da própria Sudam. Entidades ligadas ao setor produtivo local, indústria, agricultura, comércio, micro e pequenas empresas, entidades de economistas e associação comercial também participam do evento.

Segundo o superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia, os desafios são grandes. “Um dos desafios é reverter a lógica de aplicação dos recursos dos principais fundos de investimentos dos estados mais desenvolvidos para os estados mais pobres como Acre, Amapá e Roraima”, destacou Paulo Roberto. Ainda segundo o gestor, o evento propõe mostrar que diante da transição econômica que foi instalada no país ainda existem muitas possibilidades de investimentos.

Durante o evento, representantes do setor produtivo farão a apresentação das potencialidades e gargalos no estado para atrair investimentos. Serão apresentados ainda, os incentivos estaduais e fiscais, além da divulgação do FNO (Fundo Constitucional do Norte) e do FDA (Fundo de Desenvolvimento da Amazônia).

Investimentos da Sudam em Rondônia
De 2007 a 2015, a Sudam investiu no Estado de Rondônia, mais de R$ 1 bilhão em quatro projetos financiados pelo Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA). Os empreendimentos tratam sobre geração e transmissão de energia e implantação de um frigorífico. O estado também se beneficiou dos incentivos fiscais concedidos pela Superintendência com a aprovação de 137 pleitos. Com esses incentivos, as empresas beneficiadas deixam de recolher o imposto de renda para investir na própria modernização e na geração de emprego. Além de beneficiar o setor privado, a Sudam também liberou recursos para projetos firmados com prefeituras e governo do estado. As ações estão voltadas principalmente para a infraestrutura urbana e incentivo à produção rural.

Serviço: O seminário acontece de 08h30 às 13h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) – Rua Rui Barbosa, nº 1112 – Edifício Armando Monteiro Neto, Porto Velho.

Fonte: Folha Nobre

Deixe um comentário