Energia em Oiapoque será gerada por hidrelétrica de pequeno porte em 2019

Obra será erguida na Cachoeira Salto Cafezoca, no rio Oiapoque, diz CEA. Concessão para empresa é por 15 anos e também prevê usina termelétrica.

A partir de 2019 o município de Oiapoque, a 590 quilômetros da capital, receberá energia elétrica gerada por uma usina hidrelétrica própria de pequeno porte, erguida na Cachoeira Salto Cafezoca, no rio Oiapoque. A previsão é da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). Atualmente, o serviço é feito por geradores a óleo diesel.

A usina, chamada de Pequena Central Hidrelétrica (PHC) Salto Cafezoca terá capacidade de 7,5 megawatts e faz parte de um leilão feito pela CEA em 2014 para construção de um complexo hidrotérmico que soma a geração total de 12 megawatts. A concessão foi dada à empresa Voltaria Energia do Brasil pelo prazo de 15 anos.

O complexo também prevê um parque de usina termelétrica, que faz parte da primeira parte do projeto. Ela está em operação de testes desde 29 de novembro.

A proposta da Companhia de Eletricidade do Amapá é amenizar os problemas de falta de energia no município de pouco mais de 20 mil habitantes. Recentemente, a cidade sofreu constantes falhas no serviço. Em uma ocasião foram mais de 20 horas sem energia no início de novembro.

A usina hidrelétrica de pequeno porte será responsável por 85% da geração de energia da população de Oiapoque. O restante seria completado pela eletricidade térmica em períodos de pico, seca e manutenção da PHC.

Além de Oiapoque, a geração terá capacidade para abastecer as comunidades do Manga e Clevelândia do Norte.

Por: Abinoan Santiago
Fonte: G1

Deixe um comentário