Indígenas protestam contra a PEC 215 em frente ao Planalto

Brasília - Indígenas protestam em frente ao Palácio do Planalto contra a aprovação da PEC 215 na comissão especial da Câmara dos Deputados Marcelo Camargo/Agência Brasil
Brasília – Indígenas protestam em frente ao Palácio do Planalto contra a aprovação da PEC 215 na comissão especial da Câmara dos Deputados Marcelo Camargo/Agência Brasil

Com cantos e danças, um grupo de indígenas protestou hoje (10) em frente ao Palácio do Planalto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/2000, que transfere do Poder Executivo para o Congresso a prerrogativa de demarcações das terras indígenas, quilombolas e de unidades de conservação.

Os indígenas também protestaram contra a implantação do Plano de Desenvolvimento e Inovação do Matopiba. Segundo eles, o estímulo ao agronegócio no território formado por terras do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia vai avançar sobre as áreas indígenas.

Em outubro, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, disse que uma de suas prioridades no ministério é criar condições para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do Matopiba.

De acordo com o ministério, o Matopiba tem apresentado rápido crescimento econômico, resultado da alta produtividade agropecuária com o uso de tecnologias modernas. Uma das estratégias para apoiar a expansão do território é o Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba, lançado em maio.

Fonte: Agência Brasil – EBC
Edição: Talita Cavalcante

Deixe um comentário