Santarém recebe certificação de Município Verde nesta quinta-feira

Município vai sediar núcleo Tapajós do Programa Municípios Verdes. Plano Municipal de Resíduos Sólidos será sancionado durante evento.

Santarém, no oeste do Pará, receberá a certificação de Município Verde nesta quinta-feira (17), durante evento no auditório do Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam).

A certificação é um reconhecimento aos esforços empreendidos pelo Município para cumprir as metas previstas pelo Programa Municípios Verdes (PMV), do governo do estado do Pará.

O objetivo do PMV é combater o desmatamento no estado, fortalecer a produção rural sustentável por meio de ações estratégicas de ordenamento ambiental e fundiário e também de gestão ambiental, com foco em pactos locais, no monitoramento do desmatamento, na implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e na estruturação da gestão ambiental dos municípios participantes.

De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, durante a cerimônia de certificação, ocorrerá a instalação do núcleo local do Tapajós do PMV, que será sediado em Santarém. No primeiro ano do Projeto PMV Fundo Amazônia, o núcleo Tapajós dará assistência aos municípios de Santarém, Prainha, Mojuí dos Campos, Belterra, Óbidos, Monte Alegre, Aveiro e Alenquer.

No evento também haverá a entrega de equipamentos e a apresentação da empresa contratada pelo Núcleo Executor do Programa Municípios Verdes (NEPMV) para desenvolver a atividade de monitoramento ambiental e monitoramento de projetos entendidos como bases locais, objetivando o fortalecimento da Gestão Ambiental Municipal.

Ainda segundo a Semma, na ocasião, o prefeito Alexandre Von irá sancionar a lei que institui o Plano Municipal de Resíduos Sólidos e a lei das taxas ambientais, aprovadas pela Câmara de Veradores no dia 7 de dezembro de 2015.

Fonte: G1

Deixe um comentário