‘Municípios Verdes’ apresenta plano de trabalho na Base Tapajós

Lançamento da Base Tapajós foi realizado nesta quarta-feira, em Santarém. Núcleo vai monitorar ações de oito municípios da região.

O lançamento da Base Tapajós do Programa Municípios Verdes (PMV) foi realizado na manhã desta quarta-feira (27), no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), em Santarém, oeste do Pará. Na ocasião, os coordenadores do programa apresentaram o plano de trabalho a ser desenvolvido pela unidade.

O núcleo vai monitorar as ações de oito municípios com o objetivo de contribuir com ações de mobilização para a realização de pactos locais, para o monitoramento e controle do desmatamento e implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR). As cidades atendidas pela base Tapajós são Santarém, Prainha, Mojuí dos Campos, Belterra, Óbidos, Monte Alegre, Aveiro e Alenquer. “O município tem que cumprir metas para estar quite com o programa e ser reconhecido como município verde. A base local vai auxiliar nesse processo, fazer o monitoramento e vai estar trabalhando com o fortalecimento da gestão ambiental nesses municípios” , explicou a coordenadora de gestão ambiental do PMV, Juliane Moutinho.

Santarém aderiu ao PMV em março de 2013 e em dezembro de 2015, o município foi certificado como Município Verde pelo governo do estado em reconhecimento as metas previstas pelo PMV desenvolvido na região. “A meta mais difícil de alcançarmos foi cobrir o município com 80% de cadastro ambiental rural. Isso é um avanço muito grande, porque hoje conseguimos dizer que com esses 80% das nossas áreas cadastráveis, nesses 17. 000 quilômetros quadrados no município de Santarém, já conseguimos ter uma fotografia da propriedade rural, de como ela se encontra. Atingimos nossas metas e agora queremos replicar essa experiência aproveitando dessa base sendo implantada aqui em Santarém para que possamos avançar com os outros municípios”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Podalyro Neto.

Além da base em Santarém, o PMV também terá Bases Locais do programa em Tailândia, Dom Eliseu, Itaituba, Marabá, Redenção, Altamira e Almeirim.

Programa Municípios Verdes

O objetivo do PMV é combater o desmatamento no estado, fortalecer a produção rural sustentável por meio de ações estratégicas de ordenamento ambiental e fundiário e também de gestão ambiental, com foco em pactos locais, no monitoramento do desmatamento, na implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e na estruturação da gestão ambiental dos municípios participantes.

Fonte: G1

Deixe um comentário