Ministério da Agricultura é favorável pela prorrogação do CAR

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou, na quarta-feira passada, que apoia a prorrogação do prazo para inscrição no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O cadastro é obrigatório para todas as 5,4 milhões de propriedades rurais, mas até o momento apenas a metade cumpriu a obrigação. O prazo para adesão ao sistema encerra no dia 5 de maio. Lideranças do agronegócio querem alargar o prazo, mas a possibilidade tem sido rejeitada pelo Ministério do Meio Ambiente, que coordena o CAR. “O Ministério da Agricultura será a favor do adiamento, mas quero lembrar que tem que ser aprovado em lei. Da parte do ministério, nós contribuiremos dizendo que somos a favor”, declarou Kátia.

No debate, Ana Amélia lembrou o empenho do vice-presidente da Comissão de Agricultura, Acir Gurgacz (PDT-RO), em conseguir mais tempo para o cadastramento. Ele foi o relator do PLS 287/2015, que estende o prazo até maio de 2018. Aprovado na CRA, o texto precisa passar pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), antes de seguir para a Câmara dos Deputados. O senador Lasier Martins (PDT-RS) destacou a preocupação com a situação do CAR no Rio Grande do Sul, onde menos da metade dos agricultores cadastraram suas propriedades.

Fonte: Jornal Folha do Sul

Deixe um comentário