MPF/AM debate conquista de direitos indígenas em evento aberto à sociedade

Evento ocorrerá no próximo dia 19, em alusão ao Dia do Índio, no auditório do MPF

A fim de resgatar a luta pela conquista de direitos indígenas na Constituição Federal e chamar a atenção da sociedade para os desafios que os indígenas enfrentam na busca por direitos universalmente assegurados e por serviços públicos básicos, o Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) realiza, na próxima terça-feira (19), evento em alusão ao Dia do Índio.

O debate temático ocorrerá de 9h às 12h30, no auditório do prédio anexo do MPF/AM, situado na Av. Ephigênio Salles, nº 1570, Aleixo – Manaus/AM, e será aberto à participação da sociedade, em especial indígenas e suas representações e associações, movimentos sociais, universidades, pesquisadores, estudantes, servidores e estagiários do MPF. O limite de participantes é de 120 pessoas, em função da capacidade do auditório.

O tema “Índio cidadão: histórias de resistência” será abordado a partir de relatos e histórias de indígenas das etnias Kayxana, Tukano, entre outras. Na ocasião também será exibido o documentário “Índio Cidadão?”, de Rodrigo Siqueira, que retrata a luta das nações indígenas brasileiras pela conquista e manutenção dos Direitos Constitucionais.

O evento será presidido pelo procurador da República Fernando Merloto Soave, responsável pela atuação do MPF no Amazonas na defesa dos povos indígenas e comunidades tradicionais. Ele convida todos os interessados a participarem do debate para que compreendam melhor o que é ser indígena nos dias de hoje e se tornem parceiros das instituições ligadas à temática na busca por dignidade, respeito e justiça social em favor dos povos indígenas.

Fonte: MPF

Deixe um comentário