Congresso de Iniciação Científica do Inpa está com inscrição aberta para submissão de pôster

O V Conic acontecerá de 18 a 22 de julho, no Auditório da Ciência do Inpa.  O evento é uma parceria do Inpa com o CNPq e a Fapeam

Está aberta até o dia 15 de julho a chamada para submissão de pôster e participação no V Congresso de Iniciação Científica (Conic) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). Durante uma semana (18 a 22 de julho), serão realizadas palestras, mesas-redondas e a apresentação final de 196 trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas e orientadores das diversas áreas de pesquisas do Instituto.

De acordo com a coordenadora de Capacitação Institucional do Inpa, Beatriz Teles, todos os anos o Inpa escolhe o tema do Conic em consonância com o tema escolhido pela Organização das Nações Unidos (ONU), que declarou 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas.

“Dentro dessa proposta, nossas ações estão voltadas para a alimentação, buscando elevar a conscientização da sociedade sobre os benefícios nutricionais das leguminosas, a promoção da segurança alimentar e a sustentabilidade ambiental”, destacou Teles.

Na manhã do dia 18, a palestra de abertura vai tratar exatamente sobre alimentação. O professor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Valdely Kinupp, falará sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) no Brasil, mesmo nome do livro de autoria do professor em parceria com Harri Lorenzi.

As PANCs geralmente são plantas espontâneas, com funções alimentícias desconhecidas pela maioria da população, como feijão-macuco, ora-pro-nóbis, taioba, vinagreira, e que podem representar uma alternativa diferente, saudável e rentável.

Segundo Teles, o Programa de Iniciação Científica é voltado para o desenvolvimento da ciência a estudantes de graduação, com o objetivo de proporcionar aprendizagem e aperfeiçoamento de jovens talentos, gerando benefícios ao desenvolvimento científico e tecnológico da região.

Congresso

O Conic é uma parceria do Inpa com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Podem participar do Congresso bolsistas dos Programas: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic/CNPq), Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic/Fapeam), Iniciação Científica CNPq e Iniciação Científica Tecnológica (IT) do Inpa, além de ex-bolsistas Pibic/Paic. Também poderão se inscrever bolsistas de Iniciação Científica de outras instituições.

Para os que desejam se inscrever no evento para assistir as palestras, as apresentações orais, apresentar pôsteres e participar da oficina, a inscrição poderá ser realizada até as 18h do dia 18 deste mês. Bolsistas em vigor do Pibic e Paic do Inpa estão automaticamente inscritos, e deverão apresentar apenas de forma oral. Clique aqui para se inscrever.

Resumo

Conforme a COCP, o resumo dos que irão apresentar pôster deverá contemplar: título, autor, orientador, co-orientador (se houver). O texto deverá ser apresentado com introdução, objetivos, metodologia, resultados e discussão, conclusão, referências bibliográficas e palavras-chave (no máximo quatro). O texto deve ser apresentado em formato justificado, espaço 1,0, fonte Arial 12, com no máximo de 450 palavras, incluindo título, autores e palavras-chave.

Fonte: Inpa

Deixe um comentário