Extração de ouro na região de Belo Monte será debatida em comissão

A possibilidade de extração de ouro pela empresa canadense Belo Sun, no Rio Xingu, perto da Hidrelétrica Belo Monte, será discutida em audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

Reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo, veiculada no dia 19 de junho, preocupou o senador Telmário Mota (PDT-RR), autor do requerimento propondo o debate.

De acordo com a reportagem, a empresa espera extrair 150 toneladas de ouro em 17 anos e já está se instalando na região. No processo de mineração, conforme divulgado pelo Fantástico, a empresa usará cianeto, substância tóxica e prejudicial ao meio ambiente, e produzirá rejeitos em volume superior ao armazenado na barragem que se rompeu em Mariana (MG).

Telmário Mota quer saber quais são os benefícios e os riscos do empreendimento. Ele também quer que sejam analisados os impactos para as cidades próximas e para a biodiversidade.

Ele sugere que sejam convidados representantes da empresa Belo Sun, do Ibama, do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Procuradora-Geral da República (PGR), além de especialistas em mineração.

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) sugeriu ainda que sejam convidados o secretário de Meio Ambiente do Pará, Luiz Fernandes Rocha, e a secretária-adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do estado, Maria Amélia Enríquez.

Correios

Também por sugestão de Telmário Mota, a CMA vai discutir a reestruturação dos Correios na Região Norte. Serão convidados para o debate representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, dos Correios, do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos de Roraima e da federação da categoria, entre outros.

Por: Iara Guimarães Altafin
Fonte: Agência Senado

Deixe um comentário

Um comentário em “Extração de ouro na região de Belo Monte será debatida em comissão

  • 23 de agosto de 2016 em 15:38
    Permalink

    Muinto bem vamos colocar as coisas tudo no seu devido lugar p que todas saiam ganhando e nao meia duzia de pessoas ou instituiçao.

Os comentários estão desativados.