Indígenas protocolam documento na Justiça solicitando imediata retirada de invasores de seu território

O povo indígena Uru-Eu-Wau-Wau protocolou nesta terça-feira (8) documento na Superintendência da Polícia Federal de Rondônia pedindo a imediata retirada dos invasores da Terra Indígena e solução dos conflitos na região. Segundo o documento a ação exige urgência “já que os invasores estão armados, fazendo a derrubada da mata para fazerem roçados”.

Consta no documento que diante da ausência de fiscalização os próprios indígenas foram retirar os invasores de uma das áreas invadidas. No local encontraram três homens armados com foice e facão, sendo identificados como Dorico e José da Conceição. O terceiro fugiu e segundo o relato estava armado com uma espingarda.

“Precisamos da urgente retirada dos invasores, antes que aconteça a morte de indígenas ou de invasores em um confronto dentro da terra indígena”, alertam.

Nelson Bispo

Segundo o documento quem comanda as invasões é o Sr. Nelson Bispo, presidente da Associação Curupira Rural, “este senhor vem a muitos anos promovendo as invasões na Terra Indígena Uru-Eu-Wau-Wau, tendo sido preso em operação realizada em 2010 pela Polícia Ambiental, Ibama e Funai”.

Fonte: Amazônia.org.br

Deixe um comentário