Centro cultural indígena será inaugurado em aldeia de Cacoal, RO

Centro retomará práticas perdidas com o contato com o branco. Espaço pertence a Aldeia Paiter, na Terra Indígena Sete de Setembro.

Museu será instalado dentro de aldeia (Foto: Rede Amazônica/Reprodução)
Museu será instalado dentro de aldeia (Foto: Rede Amazônica/Reprodução)

Com a apresentação de cânticos, rituais e comidas típicas dos povos Paiter Suruí, será inaugurado na próxima terça-feira (22), o Centro Cultural da Aldeia Paiter Wagôh Pakob, localizada na Terra Indígena Sete de Setembro em Cacoal (RO), cidade distante de Porto Velho cerca de 480 quilômetros.

O espaço, segundo os idealizadores, servirá para a retomada das práticas, valores e dos conhecimentos tradicionais do Paiter, que ser perderam no tempo, devido o contato com a sociedade não indígena.

De acordo com Gasoda´ Surui´, o Centro Cultural Indígena da Aldeia Wagôh Pakob foi criado com o objetivo de se tornar um espaço de trocas de idéias e experiências entre os próprios indígenas.

“O local servirá para o repasse de informações e de conhecimentos tradicionais dos mais velhos para os jovens como forma de fortalecer as gerações futuras e garantir a valorização e preservação da cultura tradicional Paiter. Servirá também para a realização de intercâmbio entre povos os indígenas”, explica.

A iniciativa, segundo Gasodá, tem como foco também dar suporte para o desenvolvimento de políticas ambientais e culturais voltadas para as novas gerações e, ao mesmo tempo, resgatar e adaptar conhecimentos tradicionais associados à conservação da natureza, que foram esquecidos a partir do contado com o homem branco.

“O contato com o branco, desde o início da colonização, sempre foi prejudicial ao povo indígena e à sua cultura em geral, provocando perda das terras e dos valores culturais. A criação do centro cultural terá um papel de destaque no processo de retomadas das práticas, dos valores e dos conhecimentos tradicionais do nosso povo, que se perderam ao longo do convívio com o branco”, revela.

A inauguração do Centro Cultural Paiter Wagôh Pakob, está marcado para às 14h da próxima terça-feira (22), na Aldeia Paiter da Linha 9, localizada na Terra Indígena Sete de Setembro.

Conforme o cronograma, a cerimônia será composta por apresentações de artesanatos, cânticos e rituais do povo Paiter, pinturas corporais, além de amostras e degustação de comidas tradicionais, entre elas, chicha, caça, pesca e gongo exclusivamente a moda Paiter.

Fonte: G1

Deixe um comentário