Espetáculo em Macapá relembra um dos maiores naufrágios da Amazônia

Apresentação teatral homenageia as vítimas da tragédia do ‘Novo Amapá’. Evento vai ocorrer em 6 de janeiro, dia em que o acidente completa 36 anos.

Espetáculo 'Novo Amapá' quer homenager vítimas do naufrágio (Foto: Marina Beckman/Arquivo Pessoal)
Espetáculo ‘Novo Amapá’ quer homenager vítimas do naufrágio (Foto: Marina Beckman/Arquivo Pessoal)

Uma espetáculo teatral em Macapá vai homenagear as mais de 300 vítimas do naufrágio do barco ‘Novo Amapá’, um dos maiores registrados na Amazônia. A história será contada no dia 6 de janeiro, data em que o acidente completa 36 anos. Apresentação será no Teatro das Bacabeiras.

Serão oito atores para encenar a triste história que marcou o Rio Cajari, nas proximidades da fronteira entre Amapá e Pará. A montagem é inspirada no texto “Triste Janeiro”, do ator e dramaturgo Joca Monteiro, que através de poemas faz homenagens aos envolvidos no acidente.

novo amapá, tragédia, naufrágio, história, Amapá, Macapá (Foto: Edgar Rodrigues/ Arquivo Pessoal)
Naufrágio completa 36 anos em 2017 (Foto: Edgar Rodrigues/Arquivo Pessoal)

De acordo com a diretora da peça, Marina Beckman, o espetáculo ocorre há cinco anos e a novidade da próxima edição está nas performances e instalações visuais. Ela conta que o trabalho reúne diversas forma de arte para chamar a atenção e o enredo é de emocionar o público.

“O espetáculo teatral é o olhar artístico sobre o naufrágio fluvial do Novo Amapá. Além da poesia, o trabalho tem influências do teatro físico, conta ainda com inserção de vídeos e é construída por meio de diversos processos de experimentações artísticas coletivas”, explicou a diretora.

Tragédia

O naufrágio do barco Novo Amapá foi um dos maiores já ocorridos na Amazônia. A embarcação partiu de Santana às 14h e naufragou por volta de 21h após bater em um banco de areia no rio Cajari, próximo ao distrito de Monte Dourado, em Almerim no Pará, onde seria o destino final.

À época, a Capitania dos Portos havia registrado cerca de 150 passageiros, conforme lista cedida pelo despachante do barco.

A embarcação, segundo o inquérito marítimo nº 22.031, do Departamento Regional da Marinha no Pará, tinha 25 metros de comprimento com suporte para transportar no máximo 400 pessoas e meia tonelada de mercadoria. No entanto, ela teria partido do porto de Santana com mais de 600 passageiros e quase uma tonelada de carga comercial, informou investigação à época.

Serviço

Espetáculo “Novo Amapá”
Local: Teatro das Bacabeiras
Dia: 6 de janeiro
Horário: 20h
Ingressos: R$ 10 (inteira) R$ 5 (meia)
Classificação: Livre

Fonte: G1

Deixe um comentário