Serviço Florestal seleciona empresa para inventário florestal na Amazônia

Por meio de pregão eletrônico, será contratada empresa para fazer o Inventário Florestal Nacional em todo o estado de Roraima

inventário florestal

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) lançou nesta quarta-feira (11) o edital para contratar uma empresa para a coleta de dados em campo do Inventário Florestal Nacional (IFN) em Roraima. Este será o quarto estado na Amazônia a participar do levantamento.

Na região, o IFN está em execução nos estados de Rondônia, Mato Grosso e Pará. De acordo com a gerente Executiva de Informações Florestais, Claudia Rosa, já estão previstas mais quatro licitações para realizar o inventário no bioma amazônico. “Em Rondônia, o trabalho de campo foi concluído e mais de 80% do material botânico coletado já foi identificado”, informa. Nos outros dois estados, o trabalho de campo está em andamento e foram inventariados mais de 37 milhões de hectares de floresta, até o momento.

Coordenado pelo Serviço Florestal, o IFN é uma das maiores ações já realizadas para conhecer os recursos florestais por meio de coleta de dados em campo. A maior parte dos estudos disponíveis até hoje utilizam imagens de satélite. Essa iniciativa trará, de forma mais precisa, dados sistematizados e periódicos sobre os estoques de madeira e carbono e a biodiversidade das florestas de todo o país.

As equipes medem as árvores, colhem amostras do solo, coletam amostras botânicas (folhas, flores e frutos) para identificação das espécies, entre outros dados. Além disso, são realizadas entrevistas com moradores que vivem no entorno das áreas amostrais para conhecer a percepção da comunidade sobre os recursos florestais e seu uso.

Edital

A contratação será feita com recursos do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As empresas interessadas em participar podem apresentar proposta até 10 horas do dia 31 de janeiro, quando será aberta a sessão do pregão eletrônico.

O licitante deverá encaminhar a proposta por meio do sistema eletrônico do ComprasNet. Neste endereço, estão disponíveis o edital e os demais documentos da licitação. O interessado deve pesquisar pela UASG nº 440114, pregão eletrônico nº 01/2017.

O edital também pode ser lido ou obtido no setor de protocolo do Serviço Florestal Brasileiro (SCEN Trecho 2, Bloco G – Brasília-DF), em dias úteis, das 9h às 17h.

No dia 18 de janeiro, das 14h às 18h, o Serviço Florestal promoverá uma conferência prévia para esclarecer dúvidas dos interessados em participar da licitação. O encontro será no auditório do Cenaflor, na sede do SFB. Mais informações sobre como participar da conferência estão disponíveis no ComprasNet.

Após a assinatura do contrato, o Serviço Florestal realizará a capacitação da equipe para fazer a coleta de dados e entrevistas socioambientais, de acordo com a metologia estabelecida para o IFN. A empresa contratada deverá fazer a coleta de dados e entrevistas socioambientais em 201 pontos amostrais, localizados em coordenadas geográficas indicadas no edital. Essas coordenadas formam uma “grade” na qual cada ponto situa-se a 20 quilômetros um do outro.

Fonte: SFB

Deixe um comentário