Caravana Verde chega ao Acre

Depois de passar por Amazonas e Rondônia, ministro do Meio Ambiente encontra governador do Acre para debater combate ao desmatamento.

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, iniciou, na tarde desta quinta-feira (9/2), a visita ao Acre. A agenda no estado é parte da Caravana Verde de combate ao desmatamento, viagem oficial de Sarney Filho, com a equipe do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e dos órgãos vinculados, aos estados da Amazônia Legal (Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Pará).

Em Rio Branco, Sarney Filho e o governador Tião Viana participaram de reunião sobre as medidas conjuntas que serão anunciadas nesta sexta-feira (10/02) pelos governos federal e estadual.

“Tenho visto aqui no Acre que o estado tem atuado fortemente no combate ao desmatamento. E essa parceria entre os governos federal, estaduais e municipais é muito importante nesta difícil missão”, afirmou o ministro. “Eu fico muito feliz ao ver que os programas estão sendo muito bem desenvolvidos aqui, inclusive podendo tornar-se referência para outros países”, destacou.

A comitiva do MMA também visitou o terreno que será doado pelo governo local para construção da sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no estado. O ato que oficializa a doação ocorrerá, amanhã, como parte da programação da Caravana Verde.

AGENDA

Na manhã desta sexta-feira, o ministro irá à Reserva Extrativista Cazumbá-Iracema, no município de Sena Madureira, e entregará 200 certificados de formação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) aos moradores da reserva.

Os beneficiados pelo programa se formaram em cursos de agricultor agroflorestal, administrador de empreendimentos florestais de base comunitária, artesão de biojóias, meliponicultor, açaicultor e beneficiador de produtos extrativistas, entre outros.

Além disso, haverá uma cerimônia de entrega de caixas de abelhas e mudas de plantas frutíferas à comunidade. Também será oficializada a doação de terreno para a construção da sede do ICMBio.

A RESEX

Criada em 19 de setembro de 2002, a Reserva Extrativista (Resex) do Cazumbá-Iracema possui 750 mil hectares. Fica a 136 Km de Rio Branco e ocupa quase 40% do território do município de Sena Madureira, no interior do Acre.

A Resex funciona em gestão compartilhada entre representantes da comunidade, da sociedade civil e do governo, por meio do ICMBio, que juntos formam o Conselho Gestor. Criado em 2007, o ICMBio é responsável pelas unidades de conservação de todo o país.

Fonte: MMA

Deixe um comentário