Entenda o impacto das propostas dos candidatos sobre a mudança climática

Iniciativa do Instituto Clima e Sociedade com o Observatório do Clima ajuda a mapear implicações dos programas de governo dos presidenciáveis

Ampliando sua iniciativa de monitorar o como o processo político afeta as decisões relacionadas ao ambiente, o Observatório do Clima trabalhou em conjunto com o Climainfo, a Mooving Forward e o Instituto Clima e Sociedade para ampliar o acesso de informações no setor ao eleitor.

Além de mapear as propostas dos candidatos a presidente da república na área de clima, a parceria entre essas três organizações (articulada pelo ICS) deu origem à plataforma Clima e Desenvolvimento, que explica o que está em jogo no setor.

A nova plataforma reúne novamente as propostas dos principais candidatos à Presidência, mas com mais trechos de seus programas de governo e declarações dadas à imprensa sobre os temas climáticos. Vídeos de 1 minuto esclarecem o cenário socioeconômico em cada um dos cinco subtemas em questão: energia elétrica, transportes e combustíveis, florestas e agricultura, adaptação ao clima e desenvolvimento.

Os temas incorporam às questões climáticas aspectos fundamentais para o desenvolvimento do país, como política energética, mobilidade, segurança hídrica e alimentar.

Com o objetivo de fornecer ao público a integração do contexto climático na análise e decisão do voto, o projeto ainda questionou os autores dos programas de governo sobre motivações, contextos e viabilidade das propostas. Essas informações serão publicadas em formato de entrevista em parceria com a revista Época.

Fonte: Observatório do Clima

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.