Governo promove evento para divulgar o tambaqui da Amazônia

Seis toneladas do pescado assado serão distribuídas na Esplanada

Brasília sedia a partir desta quarta-feira (7) o Primeiro Festival Tambaqui da Amazônia. Um dos objetivos do festival é tornar mais conhecido o peixe amazônico – rico em proteína – e também estimular o hábito de consumo de pescados entre os brasileiros.

No evento, que será na Esplanada dos Ministérios, cerca de seis toneladas do peixe serão assados em churrasqueiras e distribuídos para população. 

O secretário de aquicultura e pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Jorge Seif Júnior, conta que após uma visita a um evento de Rondônia,  estado com maior produção de peixes nativos em cativeiro, viu que precisava ampliar a visibilidade da espécie. “Após uma visita a Rondônia, propus um desafio, de fazer um evento nacional para dar visibilidade à preciosidade que é o tambaqui de Rondônia”, disse o secretário, em evento de divulgação do festival. 

Dados do Mapa apontam que o Brasil importa US$ 1 trilhão de pescados por ano de países como Vietnã, Rússia e Argentina. Já as exportações somam US$ 200 milhões. “precisamos incentivar a produção nacional e o consumo de peixe”, ressaltou Seif.

Por: Kamilla Cerbino
*Com supervisão de Aline Leal
Fonte: Agência Brasil – EBC

Deixe um comentário