Marcha das mulheres indígenas reunirá 2 mil em Brasília

Entre os dias 09 e 13 de agosto, em Brasília, acontece a 1º Marcha das Mulheres Indígenas, que reunirá 2 mil mulheres dos mais diferentes povos, de todo o Brasil.

Marcha das mulheres indígenas reunirá 2 mil em Brasília
Ilustração @crisvector / @designativista

Com o tema “Território: nosso corpo, nosso espírito”, o objetivo é dar visibilidade às ações das mulheres indígenas, discutindo questões inerentes às suas diversas realidades, reconhecendo e fortalecendo os seus protagonismos e capacidades na defesa e na garantia dos direitos humanos, em especial o cuidado com a mãe terra, com o território, com o corpo e com o espírito.

A Marcha das Mulheres Indígenas sera´ muito mais do que a literalidade do nome sugere. A proposta e´ realizar um grande encontro de mulheres indígenas: entre os dias 09 e 12 de agosto, o “Fo´rum Nacional das Mulheres Indi´genas”, que vai discutir questo~es levantadas durante a plena´ria das mulheres no ATL 2019, seguido da Marcha das Mulheres Indígenas no dia 13 de agosto.

No marco da unidade e do fortalecimento, a ideia e´ que nos somemos a` Marcha das Margaridas, ato que reu´ne mulheres do campo e da floresta, numa grande manifestac¸a~o nacional em prol dos direitos e protagonismo da mulher, a partir de uma nova visa~o de desenvolvimento sustenta´vel e justic¸a social.

O Fórum Nacional de Mulheres Indígenas se faz necessa´rio uma vez que as afrontas aos direitos indi´genas que na atual conjuntura poli´tica se espalham pelo Brasil, exigem uma reac¸a~o imediata, sobretudo porque sa~o as mulheres as mais impactadas pelo agronego´cio, pelas mudanc¸as clima´ticas, pelo machismo e pelo racismo.

Além disso, no dia 9 de agosto comemora-se o dia internacional dos povos indi´genas, data muito significativa que tambe´m sera´ reforc¸ada no Fo´rum.

O encontro será realizado com recurso próprio das indígenas, apoio de organizações parceiras e com as doações arrecadadas na Vakinha: http://bit.ly/MarchaMulheresIndigenas. Sua contribuição é fundamental para garantir a chegada das lideranças e a realização do encontro. Você também pode colaborar doando milhas de viagens, mantimentos, cobertores e colchonetes para quem está em Brasília. Mais informações em apibbsb@gmail.com

Fonte: Apib

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.