Mudas de árvore em extinção que produz folha de 2,5m são doadas em RO

Guinness Book considera folha desta espécie como a maior mundo. Engenheiro agrônomo diz que folha é rara e endêmica da Amazônia e abrangente da bacia do rio Madeira.

Mudas da Coccoloba (Polygonaceae), árvore que tem folha que chega até 2,5 metros de comprimento, são doadas à população pelo Batalhão da Polícia Ambiental (BPAM), em Candeias do Jamari. No local existem três dessas plantas e as mudas são feitas das sementes. Cerca de duas mil mudas são entregues por ano. O Guinness Book considera a folha desta espécie como a maior mundo.

Coccoloba tem como principal característica o tamanho da folha dicotiledônea. Além dos 2,5 metros de comprimento, pode chegar a 1,44 de largura. A espécie também foi encontra no Parque Botânico de Ariquemes.

Mais de 2 mil mudas serão entregues durante o ano pelo Batalhão da Polícia Ambiental em Candeias do Jamari — Foto: Jheniffer Núbia/G1

Segundo o engenheiro agrônomo do BPAM, Lupércio Ricci, a espécie é rara e endêmica da Amazônia, além de ser abrangente da bacia do rio Madeira.

“Não sei se ela é encontrada em toda a Amazônia Legal lá na parte da Bolívia. Mas pelos nosso estudos e acompanhamento sobre essa espécie, posso afirma que ela é endêmica praticamente da bacia do Rio Madeira. Como ela é muito rara, você encontra dela em um entorno de 600 quilômetros de distância de uma família de Coccoloba de outra. No entanto, em toda essa extensão do rio”, explicou.

O trabalho do Batalhão com a entrega das mudas de várias plantas da amazônia acontece durante todo o ano. Conforme Ricci, entre essas espécies está a Coccoloba.

“Temos a produção de mais de 40 mil mudas todo ano. Trabalhamos com espécies endêmicas e que são locais, ou seja, da Amazônia. Isso devido ao bioma da região, por conta da adaptação das espécies. Muitas pessoas vêm até o Batalhão para pegar um muda e entregamos”, disse.

Folha de coccoloba pode chegar até 2,5 metros — Foto: Jheniffer Núbia/G1
Folha de coccoloba pode chegar até 2,5 metros — Foto: Jheniffer Núbia/G1

Nas datas comemorativas do ano, como os dias da Água, do Meio Ambiente ou da Árvore, por exemplo, eventos são realizados no BPAM em parcerias com escolas no munícios e cidades vizinhas, onde as mudas também são entregues ao estudantes. De acordo com Lupércio Ricci, é feito um trabalho de educação ambiental, que abrange a floresta, os animais silvestres e os ictiofauna (de água).

“Temos trilha em que eles, junto de um policial, são levados a conhecer todo o ambiente aqui. O viveiro acaba se tornando o momento de muito aprendizado, pois além de falarmos da planta em si, descamamos a importância delas seja em teor nutricional até no tratamentos medicinais”, ressaltou.

Curiosidades

Diferenças entre Coccoloba e Teca

Ao olharem a folha da Coccoloba, muitas pessoas se confundem com outra espécie de árvore: a Tectona grandis, mais conhecida como Teca. Essa segunda árvore, que também é de grande porte e nativa das florestas tropicais, conta com características que a diferenciam da primeira planta ainda quando são mudas.

“Quando as plantas são pequenas, identificamos pelo caule. A Coccoloba tem o tronco marrom e a brotação das folhas são fechada e depois abre. Já a Teca tem o tronco verde e sempre cresce primeiro o troco e depois é que vai abrir a folha. Conforme vai crescendo é que vai mudando a coloração. O pessoal confunde muito quando elas estão nascendo pelo formato das folhas, mas as nervuras da Coccoloba são vermelhas. Já a da Teca é verde e a folha é serreada e da Coccoloba as folhas são lisas”, disse Ricci.

Coccoloba x Teca
Coccoloba
Teca
CauleTem o tronco mar-romTem tronco verde e de acordo com que cresce é que muda a coloração
brotaçãoda folha
Folhas são fecha- das e depois abre
Depois que cresce o tronco é que abre a folha
folha
Folha lisa
Folha serreada
nervuras da folha
Vermelha
Verde
Engenheiro pontua as principais diferenças entre a Coccaloba e a Teca quando ainda são mudas — Foto: Jheniffer Núbia/G1
Engenheiro pontua as principais diferenças entre a Coccaloba e a Teca quando ainda são mudas — Foto: Jheniffer Núbia/G1

Na fase adulta das árvores, segundo o agrônomo, a principal diferença entre as plantas está no tamanho da folha da Coccoloba, que pode chegar até 2,5 metros. Outro ponto que o engenheiro destaca é sobre o tronco. O caule da Teca mais grosso “chega a 1m de diâmetro” e a da Coccoloba “não chega passar de 15cm”.

Ornamentação

Outra curiosidade sobre a Coccoloba é que, além dos animais que se alimentam do fruto do fruto essa árvore, que são as araras, os tucanos, os araçari, tem sido usada para ornamentação.

“Ela é utilizada também para embelezamento. Muitas pessoas têm usado como ornamentação nas entradas de chácaras e fazendas. Isso porque a folha é bem grande e planta é alta e chega até 15 metros. A característica principal dela é a folha que se destaca por ser bem grande”, contou.

Hoje em dia, as amostras estão registradas e catalogadas no acervo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Árvore da coccoloba pode chegar a altura de 15 metros  de altura — Foto: Jheniffer Núbia/G1
Árvore da coccoloba pode chegar a altura de 15 metros de altura — Foto: Jheniffer Núbia/G1

Por: Jheniffer Núbia
Fonte:
G1

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.