Amazônia - Notícia e Informação
  • Notícias
  • Agronegócio
  • Biomas
  • Clima
  • Infraestrutura
  • Povos Tradicionais
  • Regional

data

14 de agosto de 2020

Mourão defende protagonismo do setor privado na preservação da Amazônia

Biomas, Notícias

Participou de videoconferência do Pacto de Letícia pela Amazônia

Hamilton Mourão em breve conversa com jornalistas nesta 3ª feira (11.ago.2020)

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta terça-feira (11) que o protagonismo no desenvolvimento sustentável da Amazônia deve ser do setor privado, e não do Estado.

Ele falou durante a 2ª Cúpula Presidencial do Pacto de Letícia pela Amazônia, realizada por videoconferência. O debate contou com a presença de representantes de países que abrigam a floresta amazônica dentro de seus territórios.

Para Mourão, a tarefa de preservar a região exige criatividade, característica “própria do espírito empreendedor do setor privado”.

“Para que tudo isso funcione, é necessário que se coloque dinheiro. Então, o financiamento por parte de bancos privados e bancos de desenvolvimento é fundamental”, argumentou, citando projetos como a utilização de pequenos portos ao longo dos rios da região para escoar produtos.

O vice-presidente reproduziu afirmações feitas na 2ª feira (10.ago). Na ocasião, ele destacou que o governo federal tem se esforçado para proteger o meio ambiente.

Na reunião desta 3ª feira com os países amazônicos, Hamilton Mourão reconheceu a pressão para que o Brasil freie a devastação da Amazônia. Mas acrescentou que “alguns” se aproveitaram da crise do coronavírus para aplicar medidas protecionistas contra o país.

“Além da perda de patrimônio natural com os incêndios florestais em 2019, enfrentamos uma intensa reação internacional contra o nosso governo. Isso nos confirmou que a preservação da Amazônia ocupa 1 lugar especial no imaginário ambiental do mundo moderno. […] Pior foi a postura de alguns que se aproveitaram da crise para avançar em interesses protecionistas e renovar atitudes colonialistas.”

Por: Nathan Victor
Fonte: Poder 360

'A gente supõe que já existia um acordo do ministro com os garimpeiros', diz Munduruku Mais de 200 focos de incêndio queimaram na Amazônia nos últimos dois meses

Related Posts

Notícias

Conheça o advogado socioambiental que irá assumir Secretaria de Controle do Desmatamento do MMA

Notícias, Povos Tradicionais

Fachin prorroga prazo para plano de proteção de indígenas isolados

image-59

Notícias, Povos Tradicionais

Yanomami: PF vai investigar crime de genocídio, diz ministro

Pesquisar

Newsletters

Assine a newsletter

Amazônia - Notícia e Informação

Politica de Privacidade

  • Política de Privacidade
  • Termos & condições
O conteúdo do site Amazônia é de uso livre e irrestrito. Pode ser compartilhado desde que citada a fonte.
Conteúdos de sites parceiros devem ser observadas as políticas de terceiros.