Amazônia - Notícia e Informação
  • Notícias
  • Agronegócio
  • Biomas
  • Clima
  • Infraestrutura
  • Povos Tradicionais
  • Regional

data

31 de agosto de 2020

Ponto de Cultura Alimentar no Pará pede ajuda para não fechar as portas

Notícias, Regional

Espaço atua junto a rede de agricultores familiares, cooperativas, extrativistas, povos originários e tradicionais

A pandemia do novo coronavírus afetou diversos pequenos empreendedores. No Pará, o Ponto de Cultura Iacitatá, conhecido por valorizar a comida regional, está com dificuldade de arcar com as despesas básicas do espaço e cogita fechar as portas.

Uma das idealizadoras do espaço, a cozinheira e produtora cultural Tainá Marajoara explica que será preciso contar com uma campanha de solidariedade para garantir a renda de cerca de 600 famílias que formam a rede de agricultores familiares, cooperativas, extrativistas, povos originários e tradicionais com os quais eles trabalham em parceria.

“Nós passamos um susto, que foi o corte de luz do ponto do Iacitatá, apesar de estarmos assegurados com uma lei, em decorrência do estado de emergência. E nós, diante da redução de mais de 90% dos serviços de alimentação e eventos, o que nós fizemos foi garantir que o recurso possível que entrasse na casa fosse direcionado para a sobrevida dessas 600 famílias que compõe essa rede de agroecologia e cultura alimentar”, afirma.

Ela cita o fato de ter que pagar R$ 5 mil de luz, enquanto que a rede com que ela atua, de trabalhadores da agroecologia, está na luta para conseguir algum benefício.

“Desde que iniciou a pandemia a gente vem fazendo essa luta em defesa da cultura, da agroecologia e das produções artesanais. Mais uma vez o estado do Pará prioriza apoiar mineradoras, empresas de agrotóxicos, o ruralismo como foi o caso da isenção para agrotóxicos, enquanto que a gente está batendo de porta em porta solicitando que haja algum tipo de incentivo fiscal ou fomento para a cultura”, diz.

Por: Catarina Barbosa
Fonte: Brasil de Fato

MPF recebe carta do povo Munduruku contra garimpo ilegal em suas terras Sob ameaça de morte, lideranças indígenas lutam para proteger floresta no Maranhão

Related Posts

Notícias

Conheça o advogado socioambiental que irá assumir Secretaria de Controle do Desmatamento do MMA

Notícias, Povos Tradicionais

Fachin prorroga prazo para plano de proteção de indígenas isolados

image-59

Notícias, Povos Tradicionais

Yanomami: PF vai investigar crime de genocídio, diz ministro

Pesquisar

Newsletters

Assine a newsletter

Amazônia - Notícia e Informação

Politica de Privacidade

  • Política de Privacidade
  • Termos & condições
O conteúdo do site Amazônia é de uso livre e irrestrito. Pode ser compartilhado desde que citada a fonte.
Conteúdos de sites parceiros devem ser observadas as políticas de terceiros.