Amazônia - Notícia e Informação
  • Notícias
  • Agronegócio
  • Biomas
  • Clima
  • Infraestrutura
  • Povos Tradicionais
  • Regional

data

14 de abril de 2021

#AbrilIndígena: MPF promove webinário para debater riscos da mineração em terras indígenas

Agenda, Notícias

Evento com participação de procuradores, indígenas e especialistas será transmitido pelo Canal do MPF no Youtube em 19 de abril, às 10h

    Em homenagem ao Dia do Índio e contra os retrocessos na política indigenista brasileira, o Ministério Público Federal (MPF) promove na próxima segunda-feira, 19 de abril, às 10h, o webinário Riscos da Mineração em Terras Indígenas. O evento virtual reunirá procuradores da República, lideranças indígenas e especialistas para debater o Projeto de Lei 191/2020, que pretende regulamentar a exploração da atividade econômica em terras indígenas. O webinário será transmitido ao vivo pelo Canal do MPF no Youtube.

    O evento é organizado pela Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF (6CCR). Entre os debatedores estarão lideranças indígenas como Sônia Guajajara e Davi Kopenawa; o filósofo e sócio-fundador do Instituto Socioambiental (ISA), Márcio Santilli; o pesquisador e médico neurocirurgião Erik Jennings (a confirmar); e o procurador da República Luís de Camões Lima Boaventura.

    Posição do MPF – Em junho do ano passado, a Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais do MPF (6CCR) enviou nota técnica ao Congresso Nacional pedindo a rejeição integral do PL 191/2020, apresentado pelo governo federal. De acordo com o documento, a proposta que visa autorizar a mineração em terras indígenas viola a Constituição e ameaça a identidade e sobrevivência das comunidades.

    O MPF afirma que, de acordo com a Constituição Federal, a posse permanente das terras tradicionalmente ocupadas é direito dos indígenas, bem como o usufruto exclusivo das riquezas do solo, rios e lagos nela existentes. Acrescenta ainda que o conceito da terra indígena está intimamente relacionado à noção de identidade indígena. Ou seja, a terra e a presença da comunidade em determinado local interferem diretamente nos usos, costumes e tradições de cada povo.

    A nota técnica esclarece que a Constituição prevê a possibilidade da realização de atividades de mineração em terras indígenas apenas em situações excepcionais, quando caracterizado o relevante interesse público da União. Para isso, tais hipóteses precisam ser debatidas e regulamentadas pelo Congresso Nacional em lei complementar, o que não ocorreu até o momento. Além disso, a Constituição exige a edição de lei ordinária para disciplinar a forma de oitiva prévia das comunidades afetadas, bem como uma autorização específica e prévia do Congresso Nacional, em cada caso, para a viabilização dessas atividades em territórios indígenas.

    Na avaliação da coordenadora da Câmara de Povos Indígenas do MPF, a subprocuradora-geral da República Eliana Torelly, “o PL 191/2020 ignora o rito legislativo previsto na Carta de 1988, exatamente para preservar os direitos dos indígenas, e busca, de modo ilegal e inconstitucional, flexibilizar as regras definidas pelo Constituinte”.

    Programação completa

    Fonte: MPF

    Desigualdades na cadeia da carne comprometem política de desmatamento zero na Amazônia Mourão publica plano de redução de desmatamento na Amazônia no Diário Oficial

    Related Posts

    IMG_3528

    Biomas, Notícias

    Marina revoga portaria que reduzia a proteção de espécies ameaçadas

    image-56

    Notícias, Povos Tradicionais

    Ministério aponta que governo Bolsonaro ignorou alertas sobre yanomami

    Fiocruz denuncia desvio de remédios contra malária para garimpeiros

    Notícias, Povos Tradicionais

    Fiocruz denuncia desvio de remédios contra malária para garimpeiros

    Pesquisar

    Newsletters

    Assine a newsletter

    Amazônia - Notícia e Informação

    Politica de Privacidade

    • Política de Privacidade
    • Termos & condições
    O conteúdo do site Amazônia é de uso livre e irrestrito. Pode ser compartilhado desde que citada a fonte.
    Conteúdos de sites parceiros devem ser observadas as políticas de terceiros.