Amazônia - Notícia e Informação
  • Análises Desmatamento
  • Institucional
  • Notícias
  • Estudos e Publicações
  • Projetos
  • Contato
  • Vagas e Editais
  • Apoie
6 de maio de 2021

Em 2 anos, só 1,7% das multas passa por “conciliação” imposta por Salles

Meio Ambiente, Notícias

    Documento do Ibama destinado ao Tribunal de Contas da União detalha fracasso da etapa burocrática adicional criada pelo ministro na sanção a crimes ambientais

    Um documento do Ibama destinado ao TCU (Tribunal de Contas da União) mostra que a chamada “conciliação” de multas, criada há dois anos pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, fracassou: menos de 2% das autuações ambientais aplicadas no período passou por audiência conciliatória.

    A conciliação é uma etapa burocrática adicional no processo de sanção a crimes ambientais. Por meio dela, infratores que sinalizem a intenção de fazer acordo com o governo ganham desconto na multa e têm a cobrança suspensa até que haja uma audiência de conciliação. O documento do Ibama, assinado nesta quarta-feira (5), mostra que a medida na verdade travou o setor de julgamentos.

    Fiscais do Ibama aplicaram 14,9 mil autos de infração desde abril de 2019, durante a vigência do decreto nº 9.760/2019, que instituiu a conciliação. Foram realizadas apenas cinco audiências de conciliação em todo o ano de 2020, como revelado pelo Observatório do Clima, e 247 audiências de janeiro a abril de 2021.

    A Nota Informativa nº 9868495/2021-SIAM aponta, entre outras coisas, que houve “gestão inadequada” do Ibama e “inércia/omissão” do Ministério do Meio Ambiente. Também revela que as mudanças de normas impostas por Salles, que aparelhou a fiscalização do Ibama com policiais militares de São Paulo, derrubaram o julgamento de multas: foram julgados 23,8 mil processos em 2018, 20,7 mil em 2019 e 5.522 em 2020.

    Em discurso para criadores de gado no último sábado (01/05), o presidente Jair Bolsonaro, eleito sob a promessa de acabar com a “indústria da multa”, disse que reduziu a aplicação de multas ambientais em seu governo para optar pelo “aconselhamento” e gerar “paz e tranquilidade” para produtores rurais.

    Leia o documento do Ibama na íntegra.

    Por: Felipe Werneck
    Fonte: Observatório do Clima e FAKEBOOK.ECO

    Bispos da Amazônia pedem retirada da PL da Grilagem em carta a Rodrigo Pacheco Em dois anos de atividade, Força-Tarefa Amazônia qualifica atuação do MPF em casos de ilícitos socioambientais complexos

    Related Posts

    Notícias

    Em novembro desmatamento cresce 238% no Cerrado e diminui 64% na Amazônia em relação ao ano anterior

    Notícias

    Em setembro desmatamento na Amazônia reduz 59% comparado ao ano anterior

    Destaques, Notícias

    Desmatamento na Amazônia caiu 66% e aumentou 2% no Cerrado no mês de Agosto

    Pesquisar

    Últimas Notícias

    • Em novembro desmatamento cresce 238% no Cerrado e diminui 64% na Amazônia em relação ao ano anterior
    • Em setembro desmatamento na Amazônia reduz 59% comparado ao ano anterior
    • Desmatamento na Amazônia caiu 66% e aumentou 2% no Cerrado no mês de Agosto
    • Desmatamento na Matopiba aumentou 37% em 2022
    Assine o Resumo de Semana
    O conteúdo do site Amazônia é de uso livre e irrestrito. Pode ser compartilhado desde que citada a fonte.
    Conteúdos de sites parceiros devem ser observadas as políticas de terceiros.