Amazônia - Notícia e Informação
  • Notícias
  • Agronegócio
  • Biomas
  • Clima
  • Infraestrutura
  • Povos Tradicionais
  • Regional

data

10 de agosto de 2021

Com a chegada da temporada do fogo na Amazônia, saiba como monitorar as principais pressões e ameaças à floresta

Destaques, Meio Ambiente, Notícias

    ISA lança o Painel Alertas+, plataforma que cruza dados de fogo, desmatamento e mineração e contribui para a defesa do maior bioma brasileiro

    Nos últimos dois anos, uma avalanche de retrocessos nas políticas ambientais no Brasil fez os alertas de desmatamento dispararem. Um episódio emblemático foi o “Dia do Fogo”, quando fazendeiros no sudoeste do Pará, empoderados pelas ações do atual governo, promoveram uma grande queimada coordenada de floresta entre os dias 10 e 11 de agosto de 2019. Na região do Novo Progresso (PA) houve, em apenas um dia, um salto de 300% dos focos de queimadas.

    Desde então, a boiada continuou passando pela Amazônia.

    Queimadas na Floresta Nacional do Jamanxim, em agosto de 2019, Novo Progresso (PA)|Victor Moriyama/Greenpeace

    Com o desmonte de órgãos de monitoramento ambiental e de transparência, o apoio a projetos legislativos que ferem os direitos dos povos tradicionais e um discurso oficial de estímulo à ilegalidade, o momento provoca ainda mais preocupação quanto ao acesso da população às informações.

    Para fazer frente ao cenário atual e promover o debate público sobre pressões e ameaças na Amazônia, o Instituto Socioambiental (ISA) lança, nesta terça-feira (10/08), o Painel Alertas+, uma plataforma que cruza automaticamente todas as bases de dados disponíveis sobre fogo, desmatamento e mineração no território da Amazônia Legal a recortes espaciais variados, como terras indígenas e unidades de conservação.

    ACESSE O PAINEL ALERTAS+

    Os dados gerados nas simulações e comparações, que podem ser posteriormente baixadas no formato de gráficos, tabelas e mapas, devem contribuir para a produção de narrativas qualificadas da Amazônia para jornalistas, ativistas, pesquisadores e estudantes.

    Uma das comprovações extraídas da plataforma é que, apesar de estarem sendo duramente atacadas nos últimos dois anos, as áreas protegidas, terras indígenas e unidades de conservação, continuam servindo como um verdadeiro escudo contra o desmatamento.

    “As unidades de conservação, terras indígenas e territórios quilombolas estão mais ameaçados que nunca. Entretanto, essas áreas protegidas representam nossa melhor tentativa de proteger a sociobiodiversidade no Brasil, bem como para manter a resiliência do clima”, explica Antonio Oviedo, pesquisador do ISA.

    Participe das atividades de lançamento do Painel Alertas+

    Live do ISA

    O lançamento da plataforma acontece nesta terça, às 17 horas, na live “’Dia do Fogo’, nunca mais: Entenda a importância da transparência dos dados socioambientais para a defesa da Amazônia”, com transmissão ao vivo pelo Youtube do ISA.

    Participam Antonio Oviedo e Silvio Carlos, pesquisadores do Programa de Monitoramento de Áreas Protegidas do ISA, e Ane Alencar, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).

    ‘Aulão’ com a Mídia Ninja


    A programação segue com um ‘aulão’ em parceria com a Mídia Ninja sobre o monitoramento de queimadas e desmatamento na Amazônia.

    A aula pública acontece na quinta-feira (12/8), às 20 horas, com a presença de Tiago Moreira e Silvio Carlos, pesquisadores do Programa de Monitoramento do ISA, e Edilene Krikati, coordenadora da Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (COAPIMA).

    Para participar é necessário se inscrever no formulário

    Por: Tainá Aragão
    Fonte: ISA

    Covid-19: Amazonas flexibiliza medidas de restrição e distanciamento Embrapa Cocais realiza curso on-line sobre Manejo do Consórcio Rotacionado para Inovação na Agricultura Familiar

    Related Posts

    Design sem nome (5)

    Destaques, Notícias

    O site Amazônia encerrou suas atividades 

    Notícias, Povos Tradicionais

    MPF apura atraso em demarcação de terras indígenas no interior do Acre

    Pantanal pode perder 10 mil hectares de vegetação nativa

    Biomas, Notícias

    Pantanal pode perder 10 mil hectares de vegetação nativa

    Pesquisar

    Newsletters

    Assine a newsletter

    Amazônia - Notícia e Informação

    Politica de Privacidade

    • Política de Privacidade
    • Termos & condições
    O conteúdo do site Amazônia é de uso livre e irrestrito. Pode ser compartilhado desde que citada a fonte.
    Conteúdos de sites parceiros devem ser observadas as políticas de terceiros.