Amazônia - Notícia e Informação
  • Notícias
  • Agronegócio
  • Biomas
  • Clima
  • Infraestrutura
  • Povos Tradicionais
  • Regional

data

30 de agosto de 2021

PL 6024 pretende reduzir a Resex Chico Mendes e extinguir o Parque Nacional da Serra do Divisor

Biomas, Destaques, Notícias

    Resex Chico Mendes foi resultado de luta dos movimento seringueiros e atualmente sofre grande pressão com o desmatamento ilegal

    Duas áreas protegidas estão na mira do Congresso Nacional por meio do Projeto de Lei 6024 de 2019, que propõe a redução dos limites da Reserva Extrativista Chico Mendes em 222 km² e extinguir o Parque Nacional da Serra do Divisor, ambos no Acre.

    O PL 6024 foi apresentado em 2019, pela deputada Mara Rocha do PSDB-AC, justificando que o objetivo é preservar o modo de vida de produtores rurais que já possuíam plantações e rebanhos na região, antes da criação da reserva, em março de 1990. A deputada ressalta que a reserva, não preservou as pequenas propriedades que existiam na área, e transformou a região em um ponto de conflito entre fiscais ambientais e famílias de agricultores.

    Para o Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Binho Zavaski, “infelizmente o que está justificado no PL, que é atender os pequenos proprietários, não é verdade. Isso atende os interesses de grileiros, de invasões de terras e desmatadores e de pessoas que não seguem a regulamentação ambiental.”

    Caso o projeto seja aprovado, áreas pertencentes a três municípios acreanos serão retiradas da Resex Chico Mendes, e o Parque Nacional da Serra do Divisor será recategorizado para uma Área de Proteção Ambiental. Segundo a autora do projeto, a classificação como parque, impede qualquer tipo de exploração econômica das riquezas ali presentes e essa recategorização o transformaria em fonte principalmente para extração de rochas para serem utilizadas na construção civil, já que o local possui um grande maciço de rochas. A aprovação do PL também facilitará a construção do trecho da rodovia BR-364 entre as cidades de Cruzeiro do Sul e Pucallpa, no Peru.

     “Esse PL tem que ser derrubado ou arquivado, e nós temos que criar projetos de lei que realmente incentivem a conservação dessa sociobiodiversidade, mantenham a floresta em pé, e deêm o devido valor não só aos produtos produzidos, mas às comunidades que lá residem e que querem continuar residindo”, afirma Zavaski.

     Petição Lute Pela Floresta

    Para pressionar o Poder Público contra o PL 6024, o Comitê Chico Mendes, junto com outras organizações, lançou uma petição on-line, que já arrecadou quase 10 mil assinaturas. 

    O site da petição lembra que “a criação das reservas extrativistas, sobretudo a Reserva Extrativista Chico Mendes, foi resultado de luta do movimento dos seringueiros nas décadas de 1970 a 1980, que ocasionou o assassinato de Chico Mendes” e que a “Resex Chico Mendes é uma das Unidades de Conservação mais ameaçadas do Brasil, sofrendo forte pressão de desmatamento em função da pressão da pecuária no seu entorno.”

    Segundo dados do Deter, do Inpe, desde o início do mês de agosto, até o dia 20, a Reserva Extrativista Chico Mendes está em terceiro lugar no ranking das unidades de conservação da Amazônia Legal que mais desmataram, com 50.28 km².

    Desmatamento na Resex Chico Mendes – Foto: Pedro Saldanha Werneck / Mídia NINJA

    Assine a Petição: https://pl6024nao.com.br/ 

    Por: Nicole Matos
    Fonte: Amazônia.org

    Fotógrafo é ameaçado de morte após registrar queimadas na Amazônia e divulgar em redes sociais Área usada pela mineração no Brasil cresceu 6 vezes nos últimos 35 anos

    Related Posts

    Design sem nome (5)

    Destaques, Notícias

    O site Amazônia encerrou suas atividades 

    Notícias, Povos Tradicionais

    MPF apura atraso em demarcação de terras indígenas no interior do Acre

    Pantanal pode perder 10 mil hectares de vegetação nativa

    Biomas, Notícias

    Pantanal pode perder 10 mil hectares de vegetação nativa

    Pesquisar

    Newsletters

    Assine a newsletter

    Amazônia - Notícia e Informação

    Politica de Privacidade

    • Política de Privacidade
    • Termos & condições
    O conteúdo do site Amazônia é de uso livre e irrestrito. Pode ser compartilhado desde que citada a fonte.
    Conteúdos de sites parceiros devem ser observadas as políticas de terceiros.