Amazônia - Notícia e Informação
  • Notícias
  • Agronegócio
  • Biomas
  • Clima
  • Infraestrutura
  • Povos Tradicionais
  • Regional

data

3 de agosto de 2021

Queimadas: Ação PrevFogo promove primeiro treinamento contra o fogo em São Félix do Xingu

Destaques, Notícias, Regional

    A iniciativa faz parte do Projeto Fogo – Ação para Diminuição das Queimadas coordenado pela Amigos da Terra Amazônia Brasileira em parceria com a Frigol

    O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) realizou neste final de semana (30/7 a 01/8) o primeiro treinamento de brigadistas voluntários em São Felix do Xingu/PA para moradores da cidade.  A ação visa capacitar os participantes para a construção de uma brigada voluntária no município que possa agir rapidamente em caso de incêndio. 

    A iniciativa faz parte do “Projeto Fogo – Ações para Diminuição das Queimadas”, promovido pela ONG Amigos da Terra – Amazônia Brasileira em parceria com a Frigol, um dos principais frigoríficos do país, e a Secretaria do Meio Ambiente e Mineração de São Félix do Xingu/PA. O projeto tem como objetivo reduzir o desmatamento e as queimadas da região, bem como aprimorar a segurança e a imagem da cidade.

    “A capacitação é só um pequeno trecho da trilha que temos a percorrer. Fortalecer ações de mobilização, capacitação e diálogo que engajem todos os setores da cidade é fundamental para que o objetivo do projeto seja realizado com sucesso”, destaca a coordenadora de projetos da Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, Luciane Simões. O treinamento deste final de semana garantiu aos 24 participantes um certificado de brigadista emitido pelo IBAMA e válido em todo território nacional.

    Participantes na aula teórica do treinamento – Foto: Divulgação

    “Queremos contribuir cada vez mais e de maneira efetiva nas comunidades que estamos inseridos e colaborar para o desenvolvimento de todos”, comenta Carlos Eduardo Corrêa diretor Financeiro e Administrativo da Frigol, que contou com cinco colaboradores entre os participantes. 

    A guarda florestal e brigadista voluntária Joselma Moraes Nunes conta que foi motivada a participar da capacitação pela vontade de contribuir com a prevenção de queimadas no município. “Faço parte de um movimento que trabalha com o meio ambiente, então esse treinamento trouxe mais um conhecimento para que eu possa ajudar a combater os incêndios”, conta. 

    Joselma em segundo a partir da esquerda, durante aula prática do treinamento – Foto: Divulgação

    O município de São Félix do Xingu ficou em quinto lugar no ranking dos municípios do Pará que mais queimaram em julho, com 65 focos de incêndio, segundo o BDQueimadas do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

    Fonte: Amazônia.org

    “Não há um único genocídio que não tenha sido precedido por discursos de ódio” Deputados aprovam texto-base de projeto sobre regularização fundiária conhecido como PL da Grilagem

    Related Posts

    Design sem nome (5)

    Destaques, Notícias

    O site Amazônia encerrou suas atividades 

    Notícias, Povos Tradicionais

    MPF apura atraso em demarcação de terras indígenas no interior do Acre

    Pantanal pode perder 10 mil hectares de vegetação nativa

    Biomas, Notícias

    Pantanal pode perder 10 mil hectares de vegetação nativa

    Pesquisar

    Newsletters

    Assine a newsletter

    Amazônia - Notícia e Informação

    Politica de Privacidade

    • Política de Privacidade
    • Termos & condições
    O conteúdo do site Amazônia é de uso livre e irrestrito. Pode ser compartilhado desde que citada a fonte.
    Conteúdos de sites parceiros devem ser observadas as políticas de terceiros.