Amazônia - Notícia e Informação
  • Notícias
  • Agronegócio
  • Biomas
  • Clima
  • Infraestrutura
  • Povos Tradicionais
  • Regional

data

25 de agosto de 2021

Supremo Tribunal Federal retoma hoje julgamento sobre o Marco Temporal

Destaques, Notícias, Povos Tradicionais

    O Supremo Tribunal Federal deve retomar hoje o julgamento sobre o Marco Temporal. A decisão é aguardada pelos povos indígenas que montaram um acampamento em Brasília para acompanhar o tema e pedir a garantia de seus direitos. Esta é a maior mobilização indígena deste a Constituinte com mais de 6 mil indígenas acampados na praça do povo.

    Isso se explica pela importância do tema para o futuro das demarcações de terras indígenas no país. Paralisadas há mais de dois anos, os territórios podem ser ainda mais judicializados e questionados se os ministros aprovarem a tese do Marco Temporal, que determina que uma terra indígena só poderá ser demarcada se comprovarem ocupação da área anteriormente ou na data exata da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988, ou caso consigam comprovar conflito.

    Movimentos e lideranças indígenas alertam que esta tese ignora as violências que os povos sofreram ao longo dos anos, sendo expulsos de seus territórios. “Nosso movimento é um só: pelo direito de ocupar a terra que nosso povo sempre ocupou”, falou Megaron Txucarramãe, cacique da etnia Kayapó.

    São mais de 160 etnias em Brasília que dialogam todos os dias com atividades culturais e assembleias enquanto aguardam o julgamento. Nos debates, os mais velhos sempre convidam os novos para continuarem suas lutas, enquanto os jovens falam sobre o compromisso com os antepassados. “Como nossas lideranças tradicionais garantiram, lutaram para assegurar [nossos direitos] nos dois artigos da Constituição Federal, nós enquanto advogados indígenas reafirmamos nosso compromisso com nossos antepassados”, falou Dr. Ivo Macuxi, advogado e assessor jurídico do Conselho Indígena de Roraima.

    Hoje os indígenas que estão participando Acampamento Pela Vida em Brasília irão marchar mais uma vez até a praça da justiça e fazer uma vigília durante a votação.

    Repercussões Internacionais

    A pressão também acontece de maneira internacional. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) reiterou nesta semana sua preocupação com os efeitos que a tese já está tendo sobre o direito de propriedade coletiva dos povos indígenas e sua aprovação “contradiz as normas internacionais e interamericanas de direitos humanos, em particular a Convenção Americana sobre Direitos Humanos e a Declaração Americana sobre os Direitos dos Povos Indígenas”.

    O presidente Jair Bolsonaro foi denunciando no Tribunal Penal Internacional de Haia por crimes contra a humanidade e genocídio em denuncia apresentada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). “Trouxemos o aspecto técnico de pegar toda essa política anti-índigena, tudo o que a gente tem vivenciado desde o primeiro dia de mandato presidencial de Bolsonaro, em 1 de janeiro de 2019 até junho deste ano, trazendo como tem ocorrido o desmonte da política indigenista e como as atitudes do presidente e de seus subordinados, os ministros, os secretários, tem colaborado para o cenário de genocídio contra os povos indígenas do Brasil”, explica Samara Pataxó, advogada indígena.

    Marcha ao STF no dia anterior ao julgamento do Marco Temporal. Foto: Aldrey Riechel/ Amazônia.org

    PL 490

    O processo inicial que será julgado pelo STF trata sobre uma ação de reintegração de posse movida em 2009, pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) contra a Fundação Nacional do Índio (Funai) e indígenas do povo Xokleng reivindicando parte do Terra Indígena (TI) Ibirama-Laklãnõ já demarcado. No local também vivem indígenas Guarani e Kaingang e pode ainda decidir o futuro do Projeto de Lei 490, que altera o Estatuto do Índio e usa o conceito de Marco Temporal para reconhecimento das terras indígenas, mas é ainda mais prejudicial, já que impede a ampliação de terras já demarcadas, além de flexibilizar o contato com povos isolados e a liberação de atividades como mineração em territórios não demarcados.

    Thanksgiving Infographic
    Infogram

    Fonte: Amazônia.org.br

    MPF quer que aplicação de quatro agrotóxicos por meio de aviões seja proibida no Brasil Projeto que cria Política Nacional de Manejo do Fogo passa a ser pauta urgente

    Related Posts

    Design sem nome (5)

    Destaques, Notícias

    O site Amazônia encerrou suas atividades 

    Notícias, Povos Tradicionais

    MPF apura atraso em demarcação de terras indígenas no interior do Acre

    Pantanal pode perder 10 mil hectares de vegetação nativa

    Biomas, Notícias

    Pantanal pode perder 10 mil hectares de vegetação nativa

    Pesquisar

    Newsletters

    Assine a newsletter

    Amazônia - Notícia e Informação

    Politica de Privacidade

    • Política de Privacidade
    • Termos & condições
    O conteúdo do site Amazônia é de uso livre e irrestrito. Pode ser compartilhado desde que citada a fonte.
    Conteúdos de sites parceiros devem ser observadas as políticas de terceiros.