Amazônia - Notícia e Informação
  • Notícias
  • Agronegócio
  • Biomas
  • Clima
  • Infraestrutura
  • Povos Tradicionais
  • Regional

data

24 de setembro de 2021

No FSC® Friday, FSC Brasil lança curso sobre serviços ecossistêmicos para estimular sustentabilidade

Agenda, Notícias

    O objetivo é expandir adesão ao manejo florestal responsável e propagar informações a respeito do impacto dos serviços ecossistêmicos no ambiente e economia

    O FSC Friday é uma celebração anual do FSC, que acontece toda última sexta-feira do mês de setembro. A ideia é, neste dia, ampliar o debate sobre o manejo florestal responsável, um assunto que, se ainda não é, deveria ser central quando se fala em combate ao desmatamento e as mudanças climáticas. E, este ano, o FSC Brasil comemora a data com o lançamento de um novo curso online focado em serviços ecossistêmicos.

    O curso em formato EAD estará disponível a partir de hoje, 24 de setembro e as inscrições, assim como o acesso aos conteúdos, poderão ser feitas através da página “Plataforma Saber FSC”. Em comemoração ao FSC Friday, quem se inscrever até o dia 15 de outubro, terá desconto de 15%. O curso será gratuito para membros de organizações comunitárias e pequenos produtores. Serão 20 horas de carga horária, com exercícios de fixação do conteúdo, e-book e certificado.

    Em 2018, o FSC lançou o Procedimento de Serviços Ecossistêmicos, que visa fornecer aos manejadores de florestas certificadas, sejam eles pequenos produtores e comunidades ou grandes empresas, ferramentas para medir, verificar e comunicar seus impactos positivos em serviços ecossistêmicos, como o armazenamento de carbono, a proteção à biodiversidade, a conservação dos recursos hídricos e do solo e os serviços recreacionais. A verificação destes serviços pode facilitar o acesso a investimentos, bem como aumentar a viabilidade financeira.

    “A ideia do curso é alinhar e integrar pessoas que estão preocupadas com a sustentabilidade, compreendendo os efeitos das ações humanas nos ambientes nativos, nas populações locais e na economia de maneira geral” comenta Daniela Vilela, Diretora Executiva do FSC Brasil. E completa, “No momento em que estamos, é preciso entender a relação existente entre nossas atividades e os serviços da natureza. O FSC conhece bem este cenário, e com o curso podemos compartilhar um pouco deste conhecimento adquirido”.

    Os interessados aprenderão conceitos básicos sobre os serviços ecossistêmicos, como utilizar o procedimento de forma prática, quais as ferramentas de mercado e suas possibilidades. Os conteúdos se dividem entre teóricos e práticos, contando com entrevistas e cases detalhados das três primeiras empresas com as verificações de serviços ecossistêmicos FSC no Brasil: Amazonbai, Precious Woods e Veracel.

    O desenvolvimento deste curso contou com o apoio do projeto Ação do Setor Privado para a Biodiversidade (Private Business Action for Biodiversity – PBAB, na sigla em inglês), iniciativa global que promove metodologias e ferramentas para favorecer a manutenção da biodiversidade, produção e comercialização. O projeto faz parte da Iniciativa Internacional para o Clima (IKI, sigla em alemão), que conta com o apoio do Ministério Federal do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU, sigla em alemão) e é implementado no âmbito da parceria entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e o FSC Brasil.

    Para inscrições e mais informações sobre o curso, clique no link

    Fonte: FSC®

    Ministra Tereza Cristina é diagnosticada com covid-19 Presidente da Funai torna-se réu por atraso na demarcação da terra indígena Munduruku, em Santarém, no Pará

    Related Posts

    Design sem nome (5)

    Destaques, Notícias

    O site Amazônia encerrou suas atividades 

    Notícias, Povos Tradicionais

    MPF apura atraso em demarcação de terras indígenas no interior do Acre

    Pantanal pode perder 10 mil hectares de vegetação nativa

    Biomas, Notícias

    Pantanal pode perder 10 mil hectares de vegetação nativa

    Pesquisar

    Newsletters

    Assine a newsletter

    Amazônia - Notícia e Informação

    Politica de Privacidade

    • Política de Privacidade
    • Termos & condições
    O conteúdo do site Amazônia é de uso livre e irrestrito. Pode ser compartilhado desde que citada a fonte.
    Conteúdos de sites parceiros devem ser observadas as políticas de terceiros.