Amazônia - Notícia e Informação
  • Notícias
  • Agronegócio
  • Biomas
  • Clima
  • Infraestrutura
  • Povos Tradicionais
  • Regional

data

23 de dezembro de 2021

Concurso premia fotografias do Rio Branco, patrimônio roraimense

Notícias, Regional

    Promovida pelo ISA, Fórum de Energias Renováveis de Roraima e Associação Roraimense de Fotografia, competição selecionou 10 imagens que exaltam o maior rio do estado

    Foram divulgados nesta semana os ganhadores do concurso de fotografia “O Rio Branco é nosso patrimônio”, promovido pelo Instituto Socioambiental (ISA), Fórum de Energias Renováveis de Roraima e Associação Roraimense de Fotografia (Afotorr).

    O maior rio do estado de Roraima, que nasce no Monte Roraima e banha a capital Boa Vista, foi homenageado por sua riqueza natural, paisagística, científica e cultural, e principalmente, como forma de gerar conscientização para sua preservação como patrimônio vital da região amazônica.

    Vencedores na categoria “Cultural” do Concurso de Fotografia “O Rio Branco é nosso patrimônio”

    A comissão julgadora foi composta pelo fotógrafo de renome nacional e internacional Rogério Assis, representando o setor socioambiental, a professora universitária, poeta, fotógrafa e membro do Conselho Curador da Associação Roraimense de Fotografia (Afotorr), Elisângela Martins (Eli Macuxi) e pela jornalista Rainãa Fernandes, integrante do Fórum Estadual de Energias Renováveis.

    Os avaliadores estabeleceram notas de um a cinco às fotos submetidas e, na segunda rodada de avaliação, apontaram em consenso as vencedoras.

    O regulamento permitiu a inscrição de fotografias capturadas em qualquer tipo de aparelho, inclusive celular, sem restrições de data, formato, ou de resolução, buscando com isso facilitar a participação do público em geral, que tem relação forte com o Rio Branco, sobretudo os moradores do interior do estado.

    Imagens selecionadas na categoria “LIvre” de concurso de fotografias do Rio Branco, em Roraima

    A iniciativa oferece premiações nas três categorias e um prêmio especial do júri a uma fotografia inscrita sob qualquer categoria, mas que se destacou pelo seu valor narrativo.

    O evento de premiação teve a participação de Paulo Guerra, diretor de Fotografia da Confoto (Confederação Brasileira de Fotografia) e do fotógrafo Marilton Trabuco, do Foto Clube de Camaçari da Bahia, convidados pela Associação Roraimense de Fotografia.

    “Para a Associação Roraimense de Fotografia, foi uma honra participar do concurso, até porque faz parte do nosso estatuto, da nossa criação, apoiar eventos dessa natureza, apoiar fotógrafos. Sobretudo, difundir a fotografia em um tema tão importante, o Rio Branco, nosso patrimônio, que temos que preservar. Por meio das imagens divulgamos esse patrimônio, que é a nossa vida”, disse Conceição Escobar, da Afotorr.

    As melhores fotos da categoria “Natureza” foram escolhidas por júri especializado

    Segundo Ciro Campo, assessor do ISA, o concurso deve se repetir no próximo ano. “O Rio Branco é o maior rio de Roraima, está fortemente ameaçado, e esse tema desperta cada vez mais o interesse da população do estado. Então, é importante falar sobre isso, mas também é preciso mostrar, com imagens, do que estamos falando. E, levando em conta o sucesso dessa 1a edição do concurso, estamos avaliando fazer de novo em 2022”.

    Conforme o regulamento, os inscritos concorreram nas categorias: Livre, Manifestações Culturais e Natureza Geral. As 20 fotos com as notas mais altas por categoria, participarão de uma exposição virtual no próximo ano, num total de 60 fotos, dentre elas, as fotos premiadas.

    “A parceria com o Instituto Socioambiental e a Associação Roraimense de Fotografia nesse emocionante Concurso de Fotografias, tendo como tema o Rio Branco, foi muito importante para o Fórum de Energias Renováveis”, destacou Alexandre Henklain, coordenador do Fórum Estadual de Energias Renováveis.

    “Contemplar as imagens belíssimas do rio, suas diferentes paisagens, seus peixes e mamíferos, as pessoas que dele vivem, nele se divertem, amplia e renova os vínculos afetivos de todos que se dedicam à causa da conservação desse valioso patrimônio de Roraima. Nosso sentimento é, ao mesmo tempo, de gratidão ao Rio Branco por nos oferecer tantas maravilhas, e de preocupação com o futuro desse delicado e precioso ecossistema”, completou.

    Confira o nome dos vencedores e as fotografias premiadas:

    Categoria 1 – Livre 1º Lugar: Tiago Orihuela 2º Lugar: Mario Luiz Grande Turco 3 º Lugar: Suzana Vieira

    Categoria 2 – Manifestações Culturais 1º Lugar: Tiago Orihuela 2º Lugar: Eder Rodrigues 3ºLugar: George Amaro

    Categoria 3 – Natureza Geral 1º Lugar: Roberto Calefi 2º Lugar: Tiago Orihuela 3º Lugar: Victor Mattioni

    Prêmio Especial Helinaldo Germano

    Por: Evilene Paixão
    Fonte: ISA

    Governo Bolsonaro consolida projeto de destruição da Amazônia Parceria entre ministério e Unesco premiará projetos de biodiversidade

    Related Posts

    Design sem nome (5)

    Destaques, Notícias

    O site Amazônia encerrou suas atividades 

    Notícias, Povos Tradicionais

    MPF apura atraso em demarcação de terras indígenas no interior do Acre

    Pantanal pode perder 10 mil hectares de vegetação nativa

    Biomas, Notícias

    Pantanal pode perder 10 mil hectares de vegetação nativa

    Pesquisar

    Newsletters

    Assine a newsletter

    Amazônia - Notícia e Informação

    Politica de Privacidade

    • Política de Privacidade
    • Termos & condições
    O conteúdo do site Amazônia é de uso livre e irrestrito. Pode ser compartilhado desde que citada a fonte.
    Conteúdos de sites parceiros devem ser observadas as políticas de terceiros.