Amazônia - Notícia e Informação
  • Notícias
  • Agronegócio
  • Biomas
  • Clima
  • Infraestrutura
  • Povos Tradicionais
  • Regional

data

8 de dezembro de 2021

ENTIDADES REALIZAM LANÇAMENTO DE RELATÓRIO SOBRE CONFLITO AGRÁRIO E CRIMINALIZAÇÃO DA LUTA CAMPONESA EM RONDÔNIA

Notícias, Povos Tradicionais

    Ato irá apresentar relatório sobre a violação de direitos humanos nas áreas camponesas Tiago Campin dos Santos e Ademar Ferreira, região de Nova Mutum-Paraná, em Porto Velho e a criminalização da luta pela terra em Rondônia. Evento também será um ato de desagravo em virtude de operações policiais contra advogada popular Lenir Corrêa.

    O Conselho Nacional de Direitos Humanos e outras organizações, em reunião sobre os conflitos agrários em Rondônia, apontaram a necessidade da realização de uma Missão de Solidariedade nas áreas camponesas Tiago Campin dos Santos e Ademar Ferreira. A missão foi realizada nos dias 25 a 27 de outubro de 2021 com o objetivo de ouvir as denúncias dos camponeses do local, divulgar amplamente as denúncias das violações constatadas e apresentar aos órgãos do Estado um relatório da situação para que se tomassem providências que garantam os direitos dessas pessoas. Participaram da missão: ABRAPO – Associação Brasileira de Advogados do Povo Gabriel Pimenta; CEBRASPO – Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos; Comissão de Direitos Humanos da OAB-RO; Ouvidoria Geral Externa da Defensoria Pública de Rondônia; Ouvidoria Geral Externa da Defensoria Pública do Estado do Acre; CPT – Comissão Pastoral da Terra/RO e Assessoria de Imprensa da CPT Nacional; Conselho Nacional de Direitos Humanos – CNDH; Procurador Federal Raphael Luís Pereira Bevilaqua – Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) do Ministério Público Federal em RO; Organização Internacional Advogados Sem Fronteiras; Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de BH e Região – MARRETA; Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia – ExNEPe; Grupo BEM VIVER; RENAP – Rede Nacional de Advogados Populares-RO; DCE – Universidade Federal de Rondônia/UNIR; ANDES – Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior; MOCLASPO – Movimento Classista em Defesa da Saúde do Povo; Estudantes de Direito da UNIR; Professores da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Instituto Federal de Rondônia (IFRO), além de jornalistas e correspondentes de veículos nacionais.

    Como resultado das atividades dessa Missão foi elaborado um Relatório contendo de forma detalhada a situação das áreas camponesas Tiago Campin dos Santos e Ademar Ferreira, destacando as violências sofridas pelos camponeses no processo de cumprimento de liminar de reintegração de posse. O relatório denuncia o estado de Rondônia por descumprir decisão do STF e manter cerco policial contra os camponeses, até o presente momento; exige apuração e punição das violências praticadas pelas forças militares; responsabiliza o estado de Rondônia pela crescente criminalização dos camponeses em luta por acesso à terra e pelos assassinatos dos camponeses ocorridos em 2021 nas citadas áreas de conflito agrário e exige punição aos executores.

    O ATO PÚBLICO de lançamento do Relatório contará com outras denúncias recentes de violação de direitos dos camponeses e seus advogados, como o caso da busca e apreensão contra a Advogada Popular Lenir Correia Coelho. O Ato será realizado no dia 09 de dezembro de 2021 (quinta-feira) às 15:30 horas no auditório da UNIR-CENTRO (Av. Pres. Dutra, 2965, Centro, Porto Velho – RO) . Após o lançamento do relatório ocorrerá uma COLETIVA COM A IMPRENSA às 17:30 em que as diversas organizações presentes poderão pronunciar-se acerca do trabalho desenvolvido pela Missão de Solidariedade e outras ações de criminalização da luta pela terra em Rondônia.

    Ocorrerá também um segundo ato, que será realizado no dia 14/12/2021, às 18h, no Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro, e contará com a presença da Dra. Lenir e de diversas entidades que constituíram a Missão.

    Fonte: CPT Nacional

    Por que carne segue tão cara no Brasil mesmo com queda em exportações Belo Monte abala a saúde mental de ribeirinhos

    Related Posts

    Notícias, Povos Tradicionais

    STF determina apuração de crimes contra comunidades indígenas e reitera ordem de expulsão definitiva de garimpeiros

    image

    Destaques, Notícias, Povos Tradicionais

    Governo recebeu denúncias de que pelo menos 30 jovens Yanomami estão grávidas de garimpeiros

    Agricultor em uma plantação.

    Destaques, Notícias, Regional

    Agrotóxicos colocam em risco produção agrofamiliar em assentamento no Mato Grosso

    Pesquisar

    Newsletters

    Assine a newsletter

    Amazônia - Notícia e Informação

    Politica de Privacidade

    • Política de Privacidade
    • Termos & condições
    O conteúdo do site Amazônia é de uso livre e irrestrito. Pode ser compartilhado desde que citada a fonte.
    Conteúdos de sites parceiros devem ser observadas as políticas de terceiros.