Amazônia - Notícia e Informação
  • Análises Desmatamento
  • Institucional
  • Notícias
  • Estudos e Publicações
  • Projetos
  • Contato
  • Vagas e Editais
  • Apoie
5 de janeiro de 2022

Chuvas elevam nível de rios e provocam danos no Maranhão

Notícias, Regional

    Inmet emite alerta sobre risco de novas precipitações

    As chuvas que atingem, há semanas, vários estados brasileiros, como Bahia, Minas Gerais, Piauí e Tocantins, estão causando danos também em municípios do Maranhão.

    Em Imperatriz, segunda maior cidade do estado, a prefeitura informa que 823 pessoas foram diretamente afetadas pelas chuvas, que começaram em outubro e se intensificaram nos últimos dias. Só nesta segunda-feira (3), choveu, em apenas 13 horas, o equivalente a 120 milímetros – volume esperado para dois meses.

    “Atualmente temos 439 pessoas nos abrigos [públicos], um número consideravelmente grande. E muitas dessas pessoas perderam tudo”, diz, em nota, o superintendente de Proteção e Defesa Civil de Imperatriz, Josiano Galvão, ao lembrar que os órgãos municipais já vinham se preparando para aquela que pode ser a estação chuvosa “mais rigorosa dos últimos anos” na região.

    A cerca de 600 quilômetros de Imperatriz, a cidade de Mirador foi parcialmente alagada pelas chuvas de hoje (4). Segundo a prefeitura, o temporal que atingiu o município causou a cheia do Rio Itapecuru. A força das águas arrastou pontes e erodiu o solo, fazendo inclusive com que estradas cedessem. A prefeitura calcula que mais de 6 mil pessoas foram diretamente afetadas pela situação.

    Nas redes sociais, o governador Flávio Dino diz que está acompanhando os trabalhos da comitiva do governo estadual que se deslocou para Mirador e que, tão logo seu estado de saúde permita, visitará as cidades maranhenses atingidas pelas chuvas e pelo transbordamento de rios. Ontem, Dino foi diagnosticado com covid-19.

    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu hoje um alerta laranja, indicativo de perigo, com riscos potenciais de chuvas e ventos intensos (60-100 km/h) para parte do estado.

    Fonte: Agência Brasil – EBC
    Edição: Nádia Franco

    Governo esconde aumento de 8% na destruição do Cerrado Universidades abrem inscrições para vestibular indígena unificado

    Related Posts

    Destaques, Notícias

    Desmatamento na Amazônia caiu 66% e aumentou 2% no Cerrado no mês de Agosto

    Desmatamento na Matopiba aumentou 37% em 2022

    Notícias

    Desmatamento na Matopiba aumentou 37% em 2022

    Desmatamento na Amazônia reduz 66% e aumenta 23% no Cerrado

    Meio Ambiente, Notícias

    Desmatamento na Amazônia reduz 66% e aumenta 23% no Cerrado

    Pesquisar

    Newsletters

    Assine a newsletter

    O conteúdo do site Amazônia é de uso livre e irrestrito. Pode ser compartilhado desde que citada a fonte.
    Conteúdos de sites parceiros devem ser observadas as políticas de terceiros.