Luciara (MT) sofre com enchentes e indígenas Kanela do Araguaia estão isolados
Em decorrência das fortes chuvas o município de Luciara, no Mato Grosso, está sofrendo com enchentes e os indígenas Kanela do Araguaia, da Terra Indígena Nova Pukanu, estão ilhados. As estradas da região estão intransitáveis e o rio, que leva até à terra indígena, está em um nível acima do normal. A Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Distrito de Saúde Indígena acompanham a situação.
Em depoimento ao portal de notícias G1, Cláudio Kanela, secretário da Associação da Comunidade Indígena do Povo Kanela do Araguaia, afirmou que a maior preocupação é com água potável para consumo, já que as cisternas podem ser contaminadas. Em toda a cidade 300 pessoas podem ter sido afetadas pelas cheias: casas foram alagadas e hortas perdidas. O prefeito de Luciara, Parassu de Souza Freitas (MDB), estuda decretar situação de emergência.
No twitter, Eliane Xunakalo, Assessora da Federação dos povos e Organizações Indígenas de Mato Grosso (FEPOIMT) divulgou imagens, um vídeo e também um PIX para doações.
O povo kanela do Araguaia , aldeia Nova Pukanu localizada em Luciara – MT , enfrenta enchente devido as fortes chuvas ,atingiu as suas roças . Segue o pix da senhora Júlia Santana LEITE Brito – Pix 01857503112 .
— Eliane Xunakalo (@xunakalo) January 3, 2022
Vídeo e imagens enviadas pelo Cláudio Kanela. pic.twitter.com/PUD7aPklll
Fonte: Amazônia.org.br