Amazônia - Notícia e Informação
  • Notícias
  • Agronegócio
  • Biomas
  • Clima
  • Infraestrutura
  • Povos Tradicionais
  • Regional

data

9 de abril de 2022

Mulheres Indígenas lançam pré-candidaturas durante Acampamento Terra Livre

Notícias, Povos Tradicionais

Sônia Guajajara anunciou que pretende sair como candidata pelo estado de São Paulo

“Nós queremos ocupar a política institucional, queremos participar das decisões deste país” – seguindo tom de luta e aldeamento da política, foi assim que a liderança indígena Sônia Guajajara iniciou sua fala na tarde do 5º dia do Acampamento Terra Livre (ATL), durante o evento onde mulheres indígenas lançaram suas pré-candidaturas para as eleições de 2022. Ela anunciou sua pré-candidatura para deputada federal pelo estado de São Paulo.

Fazendo um contraponto à Bancada Ruralista ou Bancada da Bala, as indígenas de diferentes partidos, anunciaram que seria a oportunidade para se criar uma “Bancada do Cocar” para defender os direitos dos povos tradicionais.

“A gente não está atrás de cargos ou regalias; aceitamos enfrentar mais esse desafio, porque nós cansamos de ver as nossas crianças sendo sugadas pela draga do garimpo ilegal, nós cansamos de vê-las sendo contaminadas pelo mercúrio das mineradoras, pela lama que não vale a vida de ninguém; aceitamos esse desafio porque nós não queremos mais ver as nossas florestas sangrarem, nós não queremos mais ver os animais sendo queimados, nós não queremos mais ver o agronegócio adentrar os nosso territórios […]” expõe Guajajara em seu discurso.

Leia também: A luta das mulheres indígenas: ATL tem dia dedicado à pauta das mulheres

Na agenda do dia, dedicada exclusivamente a vozes de mulheres, um tema em comum foi a exposição da violação contra os direitos humanos que impacta, sobretudo, mulheres e crianças, reforçando a necessidade da representatividade dessas mulheres indígenas na política. 

Sônia Guajajara e mulheres indígenas no lançamento das pré-candidaturas no ATL. Foto: Aldrey Riechel/ Amazônia.org

“Queremos chegar não somente com um único cocar, queremos chegar com muitos. Queremos desafiar e indigenizar essa caneta, indigenizar o Congresso Nacional”, explicou Célia Xakriabá, pré-candidata de Minas Gerais. Uma das preocupações dos povos indígenas é a aprovação de projetos de leis que visam dificultar a demarcação de terras indígenas ou permitir a exploração dos seus territórios. “Além da bancada do cocar, queremos fazer um um Congresso [Nacional] ancestral e é por isso que queremos levar a presença das mulheres indígenas. Não somente a força da caneta, mas levar a força do jenipapo e do urucum”. 

No Brasil vivem hoje, de acordo com o IBGE, 897 mil indígenas de 305 diferentes povos, sendo 448 mil deles mulheres. Mesmo representando metade da população originária, atualmente apenas duas indígenas atuam diretamente na política. A deputada federal Joenia Wapichana (Rede-RR), que foi a primeira mulher indígena a ser eleita para a Câmara e a Chirley Pankará, que é co-deputada da Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP) pelo PSOL. 

Objetivando transformar esse cenário, foram lançadas as pré-candidaturas para concorrer aos cargos de deputadas federal, os nomes de Sonia Guajajara (SP), Celia Xakriabá (MG), Eunice Kerexu (SC), Larissa Pankararu (DF), Joenia Wapichana (RR) e Potira Potiguara (DF); já para os cargos de deputadas estadual, Simone Karipuna (AP), Val Terena (MS), Juliana Jenipapo Kanindé (CE), Chriley Pankará (SP), Eliane Bakairi (MT) e Tereza Arapium (RJ).

Sobre o ATL 

O Acampamento Terra Livre teve início nesta segunda-feira (04) e vai acontecer até o dia 14. Confira a agenda oficial da mobilização no site da APIB e acompanhe também os principais destaques do ATL por aqui.

Por: Aldrey Riechel e Anna Francischini
Fonte: Amazônia.org.br

Nova plataforma monitora áreas de mineração na Amazônia “Temos que ter cautela”, diz Aras sobre a participação de ONGs em colegiados ambientais

Related Posts

Design sem nome (5)

Destaques, Notícias

O site Amazônia encerrou suas atividades 

Notícias, Povos Tradicionais

MPF apura atraso em demarcação de terras indígenas no interior do Acre

Pantanal pode perder 10 mil hectares de vegetação nativa

Biomas, Notícias

Pantanal pode perder 10 mil hectares de vegetação nativa

Pesquisar

Newsletters

Assine a newsletter

Amazônia - Notícia e Informação

Politica de Privacidade

  • Política de Privacidade
  • Termos & condições
O conteúdo do site Amazônia é de uso livre e irrestrito. Pode ser compartilhado desde que citada a fonte.
Conteúdos de sites parceiros devem ser observadas as políticas de terceiros.