Amazônia - Notícia e Informação
  • Notícias
  • Agronegócio
  • Biomas
  • Clima
  • Infraestrutura
  • Povos Tradicionais
  • Regional

data

22 de junho de 2022

Povos indígenas desembarcam na capital federal para reivindicar seus direitos, nesta semana

Notícias, Povos Tradicionais

Cerca de 150 indígenas, de seis povos, estarão em Brasília até o dia 23 de junho para protestar contra a retirada de pauta do RE, entre outros retrocessos; a previsão é de que outros povos se somem aos atos em Brasília

No começo deste mês, o Supremo Tribunal Federal (STF) retirou de pauta o julgamento do Recurso Extraordinário (RE) 1.017.365, que definirá o futuro da demarcação das terras indígenas em todo o país. Mas nem isso foi suficiente para desmobilizar a luta dos povos originários: nesta semana, indígenas de quatro regiões do país se deslocaram até a capital federal para protestar contra a iniciativa da Corte – e outros retrocessos. 

Entre os dias 20 e 23 de junho, cerca de 150 indígenas, de seis povos, participam de incidências em Brasília: estão presentes os povos Xokleng (SC), Guarani Kaiowá (MS), Tupinambá (BA), Taurepang, Macuxi e Wapichana (os três últimos do estado de Roraima). Ao longo da semana, outras delegações deverão se somar aos atos. As mobilizações e agendas das delegações serão acompanhadas pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

Ao longo da semana, as lideranças irão realizar reuniões com parlamentares no Congresso Nacional e com representantes da Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH); estão previstas também manifestações em frente ao STF e à Fundação Nacional do Índio (Funai); e, além disso, acompanharão um seminário na Universidade de Brasília (UnB). No dia 23 de junho, serão realizados atos contra o marco temporal em todo o país: em Brasília, nos territórios e nas redes sociais. 

O que é o marco temporal

Em síntese, a tese do marco temporal pretende restringir as demarcações de terras indígenas apenas àquelas áreas que estivessem sob a posse comprovada dos povos originários em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição. A Teoria do Indigenato, por outro lado, reconhece os direitos indígenas como originários, ou seja, anteriores ao próprio Estado.

Diante das manifestações na capital federal e nos territórios, as lideranças pretendem realizar uma coletiva de imprensa, com data e local a confirmar. 

Fonte: Cimi

Presidente da Funai pediu à PF e Abin que investigassem indígenas Sydney Possuelo diz que PF despreza indígenas

Related Posts

Design sem nome (5)

Destaques, Notícias

O site Amazônia encerrou suas atividades 

Notícias, Povos Tradicionais

MPF apura atraso em demarcação de terras indígenas no interior do Acre

Pantanal pode perder 10 mil hectares de vegetação nativa

Biomas, Notícias

Pantanal pode perder 10 mil hectares de vegetação nativa

Pesquisar

Newsletters

Assine a newsletter

Amazônia - Notícia e Informação

Politica de Privacidade

  • Política de Privacidade
  • Termos & condições
O conteúdo do site Amazônia é de uso livre e irrestrito. Pode ser compartilhado desde que citada a fonte.
Conteúdos de sites parceiros devem ser observadas as políticas de terceiros.