Amazônia - Notícia e Informação
  • Notícias
  • Agronegócio
  • Biomas
  • Clima
  • Infraestrutura
  • Povos Tradicionais
  • Regional

data

19 de outubro de 2022

Indígenas deixam de receber R$ 1,5 milhão do Fundo Amazônia por atraso em aval da FUNAI

Notícias, Povos Tradicionais

Órgão precisava emitir uma carta de anuência, mas demorou quase um ano para fazê-lo e sete projetos já aprovados tiveram cancelamento compulsório por falta de tempo para execução

Sete projetos de organizações indígenas e indigenistas aprovados para receber R$ 1,5 milhão do Fundo Amazônia tiveram de ser cancelados por falta de anuência da Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Os projetos, que visavam a proteção da floresta, aguardavam há quase um ano o consentimento do órgão, que, por excesso de burocracia, não se manifestou a tempo.

Dentre as iniciativas que tiveram de ser canceladas estavam a de restauração de florestas com Sistemas Agroflorestais na Terra Indígena do povo Kaapor, no Maranhão, estruturação do armazenamento de sementes visando ao aumento das espécies nativas de 30 famílias xavante, e o fortalecimento da cadeia da castanha com o povo Zoró, no Pará.

Segundo matéria do Valor Econômico, os projetos foram propostos pelo Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), organização não-governamental que existe há 32 anos e atua no apoio a povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares.

Apesar de ter sido paralisado em 2019 pelo então ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, o Fundo Amazônia manteve os repasses aos projetos que já haviam sido aprovados, o que era o caso desses sete em questão.

No entanto, passados 10 meses do pedido de anuência feito à FUNAI pelo ISPN, o órgão indigenista não se manifestou. Foram 211 trâmites burocráticos entre indas e vindas nos corredores da Funai.

“O absurdo é que conseguimos o ok de órgãos como o ICMBio e o Ibama, que são processos bem mais complexos. No caso da Funai é um simples ok para projetos do interesse dos povos indígenas. A Funai existe para protegê-los, o que nos deixa mais indignados”, disse ao Valor Rodrigo Noleto, coordenador do Programa Amazônia do ISPN.

Por: Cristiane Prizibisczki 
Fonte: O Eco

Maranhão: governador eleito cita 80 quilombos ‘regularizados’— mas só titulou 11 Quão perto a Amazônia está de se tornar savana? A resposta pode estar a leste da floresta

Related Posts

Design sem nome (5)

Destaques, Notícias

O site Amazônia encerrou suas atividades 

Notícias, Povos Tradicionais

MPF apura atraso em demarcação de terras indígenas no interior do Acre

Pantanal pode perder 10 mil hectares de vegetação nativa

Biomas, Notícias

Pantanal pode perder 10 mil hectares de vegetação nativa

Pesquisar

Newsletters

Assine a newsletter

Amazônia - Notícia e Informação

Politica de Privacidade

  • Política de Privacidade
  • Termos & condições
O conteúdo do site Amazônia é de uso livre e irrestrito. Pode ser compartilhado desde que citada a fonte.
Conteúdos de sites parceiros devem ser observadas as políticas de terceiros.