Amazônia - Notícia e Informação
  • Notícias
  • Agronegócio
  • Biomas
  • Clima
  • Infraestrutura
  • Povos Tradicionais
  • Regional

data

31 de janeiro de 2023

Marina revoga portaria que reduzia a proteção de espécies ameaçadas

Biomas, Notícias

Ministra suspende normativas instituídas no apagar das luzes do governo Bolsonaro e lista vermelha volta a ter a proteção anterior

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, revogou nesta segunda-feira (30) as portarias editadas no fim do ano passado pelo governo Bolsonaro que permitiam a exploração de espécies nativas. Apelidado de Conserva +, o programa elaborado pelo ex-ministro Joaquim Leite revogou 17 portarias criadas de 2014 a 2022 e abriu a porteira para caças de animais nativos. 

Com a revogação feita por Marina Silva, as portarias voltam a valer a partir de agora, inclusive as que instituem as listas vermelhas de espécies ameaçadas de plantas, vertebrados e peixes de 2014.

Conserva

Editado em 14 de dezembro, o programa “de conservação” Conserva +  continha expressões como “manejo”, “uso sustentável” e “redução de conflitos” em seu Artigo 14, que, segundo especialistas, estariam mascarando a possibilidade de que variadas espécies, no caso não ameaçadas de extinção, fossem alvo do tiroteio. A medida é alinhada a projetos tramitando no Congresso que liberam a caça esportiva no país, adianta Aldem Bourscheit, em reportagem de ((o))eco sobre o programa. 

“O artigo tem brechas inclusive para que seja autorizada a criação de determinadas espécies em áreas específicas para manejo econômico, ou seja, o estabelecimento de fazendas de caça. Isso terá grandes implicações jurídicas e no manejo de fauna no país”, avaliou na época o biólogo Paulo Pizzi, presidente do Mater Natura – Instituto de Estudos Ambientais. A entidade integra uma campanha nacional contra a matança de animais silvestres.

Por: Daniele Bragança
Fonte: O Eco

Ministério aponta que governo Bolsonaro ignorou alertas sobre yanomami Maioria do ouro vendido no país em 2021 tinha indício de ilegalidade

Related Posts

Design sem nome (5)

Destaques, Notícias

O site Amazônia encerrou suas atividades 

Notícias, Povos Tradicionais

MPF apura atraso em demarcação de terras indígenas no interior do Acre

Pantanal pode perder 10 mil hectares de vegetação nativa

Biomas, Notícias

Pantanal pode perder 10 mil hectares de vegetação nativa

Pesquisar

Newsletters

Assine a newsletter

Amazônia - Notícia e Informação

Politica de Privacidade

  • Política de Privacidade
  • Termos & condições
O conteúdo do site Amazônia é de uso livre e irrestrito. Pode ser compartilhado desde que citada a fonte.
Conteúdos de sites parceiros devem ser observadas as políticas de terceiros.