Amazônia - Notícia e Informação
  • Análises Desmatamento
  • Institucional
  • Notícias
  • Estudos e Publicações
  • Projetos
  • Contato
  • Vagas e Editais
  • Apoie
27 de janeiro de 2023

MPF reitera pedido de retirada de invasores de terras indígenas

Notícias, Povos Tradicionais

O Ministério Público Federal (MPF) reiterou hoje (26) ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido para desintrusão de sete terras indígenas, entre elas, a Terra Indígena Yanomami, em Roraima. 

O pedido de reiteração foi protocolado na ação na qual o ministro Luís Roberto Barroso determinou em 2021 a retirada de invasores dos territórios, como garimpeiros e madeireiros que atuam ilegalmente nas regiões. 

No documento, a subprocuradora Eliana Peres Torelly afirma que a divulgação de imagens da desnutrição dos yanomami somam-se à situação de descumprimento de decisões do STF que determinaram a retirada de invasores dos territórios Karipuna, Uru-Eu-Wau-Wau, Kayapó, Araribóia, Mundurucu, Trincheira Bacajá e Yanomami. 

De acordo com a subprocuradora, laudos mostram que a retirada dos invasores não foi cumprida. 

“Os documentos reforçam o não cumprimento integral das desintrusão nas terras indígenas”, diz Torelly. 

Mais cedo, o Supremo informou que foram detectados indícios de descumprimento de determinações da Corte e do envio de informações falsas envolvendo a situação da população indígena yanomami no mesmo processo. 

A crise que afeta as comunidades da Terra Indígena Yanomami levou o governo federal a decretar Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional  para combate à desassistência sanitária dos povos que vivem na região. A portaria foi publicada na noite da última sexta-feira (20) em edição extra do Diário Oficial da União. No sábado (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros de Estado visitaram Roraima para acompanhar a situação dos indígenas.

Por:  André Richter
Fonte: Agência Brasil – EBC
Edição: Aline Leal

Marina: questão ambiental é a base para o desenvolvimento econômico Apib pede à PGR investigação sobre omissão na situação dos yanomami

Related Posts

Destaques, Notícias

Desmatamento na Amazônia caiu 66% e aumentou 2% no Cerrado no mês de Agosto

Desmatamento na Matopiba aumentou 37% em 2022

Notícias

Desmatamento na Matopiba aumentou 37% em 2022

Desmatamento na Amazônia reduz 66% e aumenta 23% no Cerrado

Meio Ambiente, Notícias

Desmatamento na Amazônia reduz 66% e aumenta 23% no Cerrado

Pesquisar

Newsletters

Assine a newsletter

O conteúdo do site Amazônia é de uso livre e irrestrito. Pode ser compartilhado desde que citada a fonte.
Conteúdos de sites parceiros devem ser observadas as políticas de terceiros.