Amazônia - Notícia e Informação
  • Análises Desmatamento
  • Institucional
  • Notícias
  • Estudos e Publicações
  • Projetos
  • Contato
  • Vagas e Editais
  • Apoie
7 de fevereiro de 2023

Em mensagem ao Congresso, Lula pede apoio para reconstrução ambiental

Biomas, Notícias

Presidente diz a parlamentares recém-empossados que pretende promover o “reencontro do país com seu futuro como potência ambiental”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entregou ontem (2) ao Congresso uma mensagem em que pede que os parlamentares recém-empossados trabalhem de “forma harmônica” para a reconstrução do país, incluindo a área ambiental. A mensagem do Executivo faz parte dos procedimentos de abertura dos trabalhos legislativos e serve de indicativo de como o Presidente pretende se relacionar com a nova formatação do Parlamento.

Para seu novo governo, Lula propõe aos parlamentares uma “atuação harmônica, ainda que independente”, com diálogo, parceria e confiança mútua em prol do país e da população.

“Temos um país para reconstruir e isso só será possível com a construção de diferentes forças políticas e da sociedade como um todo”, disse Lula, na mensagem lida pelo primeiro-secretário da Mesa do Congresso, deputado Luciano Bivar (União-PE).

Além da mensagem lida em Plenário, o Executivo também entregou aos parlamentares um documento de 180 páginas com suas propostas de governo e com o relatório elaborado pelo Gabinete de Transição. “Fiz questão de incluí-lo neste documento para explicitar, mais uma vez, a gravidade do processo de desmonte do Estado e desorganização das políticas públicas nos últimos anos”, disse Lula.

O tema ambiental e de direitos das populações tradicionais aparecem em diferentes momentos e em capítulos específicos do documento. Nele estão detalhados quais os atos anti-ambientais do governo Bolsonaro que serão – ou já foram – revogados, e como a gestão Lula pretende promover a reconstrução da área.

“Este Governo irá combater o uso predatório de recursos naturais e estimular as atividades econômicas com menor impacto ecológico […] A transição para a economia de baixo carbono é entendida como uma vantagem competitiva para o País, que tem condições de gerar negócios, produtos e serviços com menores emissões de carbono, além de oferecer soluções para as necessidades de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. O desafio do Governo eleito é o da reconstrução do desmonte das instituições e o reencontro do País com seu futuro como potência ambiental”, afirma Lula, no documento.

Na tarde de ontem 513 deputados federais e 27 senadores tomaram posse, formando, assim, a nova composição do Congresso Nacional.

Por: Cristiane Prizibisczki
Fonte: O Eco

Garimpeiros tentam se apropriar de alimentos doados aos Yanomami, afirma Guajajara Como norma que beneficia agropecuária ameaça áreas úmidas em Mato Grosso

Related Posts

Destaques, Notícias

Desmatamento na Amazônia caiu 66% e aumentou 2% no Cerrado no mês de Agosto

Desmatamento na Matopiba aumentou 37% em 2022

Notícias

Desmatamento na Matopiba aumentou 37% em 2022

Desmatamento na Amazônia reduz 66% e aumenta 23% no Cerrado

Meio Ambiente, Notícias

Desmatamento na Amazônia reduz 66% e aumenta 23% no Cerrado

Pesquisar

Newsletters

Assine a newsletter

O conteúdo do site Amazônia é de uso livre e irrestrito. Pode ser compartilhado desde que citada a fonte.
Conteúdos de sites parceiros devem ser observadas as políticas de terceiros.