Amazônia - Notícia e Informação
  • Notícias
  • Agronegócio
  • Biomas
  • Clima
  • Infraestrutura
  • Povos Tradicionais
  • Regional

data

6 de março de 2023

Estudo mostra relação entre desmatamento e redução de chuvas em florestas tropicais

Clima, Notícias

Cientistas analisaram perdas de área florestal na Amazônia, Congo e sudeste da Ásia. Queda nas chuvas pode agravar desmatamento, incêndios, secas e afetar agricultura

Pela primeira vez, um estudo realizado em larga escala confirmou — e quantificou — a relação direta entre o desmatamento em florestas tropicais e a redução de chuvas em escala local e regional. A pesquisa, publicada ontem (1/3) na revista Nature, analisou dados de chuvas em áreas com perda de cobertura florestal na Amazônia, no Congo e no sudeste da Ásia entre 2003 e 2017. Resultado: quanto maior a redução na área de floresta, maior a redução nas precipitações de água. 

Conduzido por pesquisadores da Universidade de Leeds, do Reino Unido, o estudo buscou preencher uma lacuna sobre o papel das florestas tropicais nos ciclos hidrológicos e mostrar a influência das chuvas em suas respectivas regiões. Segundo os autores, as pesquisas prévias que investigaram os impactos do desmatamento nas precipitações de água limitaram-se a estudos de casos específicos. 

A nova análise, mais ampla, utilizou conjuntos de dados de satélites para diferentes florestas tropicais e considerou também diferentes escalas espaciais para quantificar a interação entre o desmatamento e a ocorrência de chuvas. 

Além disso, o estudo teve como base a comparação das precipitações em áreas desmatadas com regiões vizinhas menos afetadas pela perda de cobertura florestal. Dessa forma, comparando áreas submetidas a condições climáticas semelhantes, garantiu que o foco da análise sobre as chuvas fosse o desmatamento, isolando outros fatores. 

Os dados obtidos mostraram que em escalas maiores do que 50km, a perda florestal causou mais impactos na redução de chuvas. As maiores quedas nas precipitações foram registradas na maior escala analisada, de 200km: para cada 1% de perda de cobertura florestal, houve queda de 0,25 milímetros por mês na precipitação anual (entre 0,15 e 0,35 milímetros por mês, considerando a margem de erro adotada). 

A pesquisa estimou, ainda, a redução nas chuvas de acordo com o desmatamento futuro, projetando cenários de altas perdas de cobertura florestal (veja figura abaixo). No Congo, a redução de precipitação em 2100 será de 16.5 milímetros, um declínio de 8 a 10% na comparação com os níveis atuais. 

A figura mostra a estimativa de desmatamento futuro (à esquerda) e de redução nas chuvas (à direita). Fonte: Nature. 

A figura mostra a estimativa de desmatamento futuro (à esquerda) e de redução nas chuvas (à direita). (Fonte: Nature)

Consequências

A redução nas chuvas por causa do desmatamento, segundo os cientistas, pode retroalimentar o ciclo de destruição e gerar ainda mais perda florestal nos trópicos. A derrubada da floresta altera seu papel na moderação do clima, modificando os ciclos hidrológicos e de absorção de carbono. 

A perda da cobertura florestal diminui drasticamente a chamada evapotranspiração, processo pelo qual as árvores transpiram, através de suas folhas, e impulsionam a evaporação da água retirada do solo. Menos evapotranspiração, menos chuvas. Para se ter uma ideia, na Amazônia esse processo contribui com até 41% da precipitação média. No Congo, com 50%. 

As florestas tropicais, como alertam os cientistas, dependem de grandes quantidades de chuvas para sua sobrevivência e produtividade. Menos chuva significa mais riscos de incêndio, ameaça às espécies locais, períodos de seca mais prolongados, mais desmatamento e redução nas colheitas. 

Por: Leila Salim
Fonte: Observatório do Clima

Líder marubo volta ao Vale do Javari após ação federal Cinco mil bois podem ter saído de terra indígena no Pará sem vacina

Related Posts

Design sem nome (5)

Destaques, Notícias

O site Amazônia encerrou suas atividades 

Notícias, Povos Tradicionais

MPF apura atraso em demarcação de terras indígenas no interior do Acre

Pantanal pode perder 10 mil hectares de vegetação nativa

Biomas, Notícias

Pantanal pode perder 10 mil hectares de vegetação nativa

Pesquisar

Newsletters

Assine a newsletter

Amazônia - Notícia e Informação

Politica de Privacidade

  • Política de Privacidade
  • Termos & condições
O conteúdo do site Amazônia é de uso livre e irrestrito. Pode ser compartilhado desde que citada a fonte.
Conteúdos de sites parceiros devem ser observadas as políticas de terceiros.